PELO SEGUNDO JOGO CONSECUTIVO, o ponta Raphinha marcou o gol da vitória, que manteve o Barcelona na liderança de La Liga, com 1 x 0 sobre o Athletic de Bilbao, na noite deste domingo (12), diante de 49.741 torcedores no estádio San Mamés, em Bilbao, maior cidade portuária e industrial do País Basco.

NO DOMINGO ANTERIOR (5), Raphinha havia feito de cabeça o gol do 1 x 0 sobre o Valencia, diante de 89.644 torcedores no Camp Nou. Neste domingo (12), ele marcou com chute cruzado, completando lançamento do volante Busquets, na 21ª vitória da equipe com mais saldo de gols (39), com 47 marcados e só 8 gols sofridos.

TER STEGEN, Sergi Robert, Koundé, Christensen e Balde; Busquets, De Jong e Gavi; Ferran Torres (Kessié), Lewandowski e Raphinha, o Barcelona, do técnico Xavi Hernandez, com 65 pontos, mais 9 que o vice-líder Real Madrid, com 56, e 17 vitórias. O gol de Raphinha foi confirmado pelo VAR, após anulado pelo árbitro Gil Manzano.

BARCELONA x REAL MADRID do próximo domingo (19), no Camp Nou, pode decidir o 90º Campeonato Espanhol, faltando 12 rodadas, com o 27º título do Barcelona, campeão pela última vez em 2018-2019, último dos 10 títulos ganhos com Messi liderando a equipe. O Real Madrid, atual campeão, é o recordista com 35 títulos.

                                     BRASILEIRO MANTÉM BENFICA LÍDER

COM DOIS GOLS DO ATACANTE David Neres, ex-São Paulo, o visitante Benfica venceu o Maritimo por 3 x 0, neste domingo (12), no estádio dos Barreiros, na Ilha da Madeira, e manteve a liderança da Primeira Liga, com 8 pontos de vantagem (65 a 57) sobre o vice-líder Porto, que abriu a 24ª rodada com 3 x 2 no Estoril.

O OUTRO GOL DOS 3 x 0 do Benfica foi de João Mario, que perdeu pênalti no 1º tempo, mas divide a artilharia do campeonato, com 15 gols, com Gonçalo Ramos, seu companheiro de equipe. Com a 8ª vitória consecutiva, o Benfica está invicto há 14 jogos. O Braga, 3º, goleou o Vizela (4 x 0), e o Sporting, 4º, fez 3 x 0 no Boavista, com o ponta Nuno Santos marcando de letra o 1º gol.

                                       BRASILEIRO MARCA DE CABEÇA

A JUVENTUS SUBIU ao 7º lugar do Campeonato Italiano, depois de punida com a perda de 15 pontos pelo Ministério Público, por crime de manipulação de jogos, ao vencer neste domingo (12) a lanterna Sampdoria por 4 x 2, em Turim. O 1º gol foi de cabeça do zagueiro baiano Bremer, que esteve com a seleção na Copa de 2022.

O NAPOLI LIDERA com folga de 18 pontos sobre a vice-líder Inter de Milão (68 a 50), com ataque mais positivo (60), defesa menos vazada (16), e o artilheiro do campeonato, Victor Osimhen, nigeriano de 24 anos, com 19 gols, mais 5 que o argentino Lautaro Martinez, da Inter.

Fotos: UOL e Reuters