O apoiador brasileiro Jorginho, na Europa desde 2010 e há dois meses contratado pelo Chelsea, de Londres, livrou a Itália da derrota na estreia da Liga das Nações, ao marcar de pênalti, aos 33 do segundo tempo, o gol de empate com a Polônia, em jogo do Grupo 3, em que também está Portugal, que receberá a Itália na próxima segunda (10), em Lisboa. O gol da Polônia, aos 40 do primeiro tempo, foi do meia Piotr Zielienski, de 24 anos, 1,77m, ex-companheiro de Jorginho no Napoli, vice-campeão italiano.

JORGINHO é de Imbituba, litoral sul de Santa Catarina, 26 anos, 1,80m. Depois de quatro temporadas no Verona, saiu em 2014 para o Napoli, que defendeu até julho de 2018, quando se transferiu para o Chelsea, de Londres. Mesmo sem marcar em seu sétimo jogo, foi apontado como um dos destaques da seleção, sem vitória desde outubro de 2017, quando não se classificou para a Copa do Mundo, depois de 60 anos. 

100 JOGOS – Quatro mil poloneses estavam entre os 38.279 pagantes no estádio Renato Dall’Ara, em Bologna – cidade universitária do centro-norte italiano – para aplaudir o ídolo Robert Lewandowski, de 30 anos, que completou 100 jogos com 55 gols pela seleção. Lewandowski nunca aceitou trocar de cidadania para jogar pela seleção da Alemanha, onde atua no Bayern de Munique – 128 jogos, 108 gols -, desde 2014 e ganhou os últimos quatro dos seis campeonatos consecutivos.

EMOÇÃO – Quem se emocionou muito foi Roberto Mancini, de 53 anos, ao voltar ao estádio para estrear em jogo oficial como técnico da Itália, 37 anos depois de estrear aos 16 anos como meia do Bologna, em 1981. Mancini depois foi campeão na Sampdoria, de Gênova, e na Lazio, de Roma. Fez 36 jogos e 4 gols pela seleção, que defendeu de 84 a 94. Mancini assumiu a seleção após a demissão de Gian Piero Ventura, de 70 anos.

PORTUGAL – Os 65 mil ingressos do estádio da Luz, que os benfiquistas tratam como A Catedral, estão esgotados para Portugal x Itália, na próxima segunda (10), pelo Grupo 3 da Liga das Nações. O jogo seria no estádio José Alvalade, mas mudou de local devido às eleições de amanhã (8) no Sporting, que vive uma fase política muito conturbada.

HISTÓRICO – Será o vigésimo sexto confronto das duas seleções, com ampla vantagem da Itália: 25 vitórias e 51 gols marcados, contra apenas 5 vitórias e 22 gols de Portugal, além de dois empates. 

DECEPÇÃO – O primeiro jogo dos dois últimos campeões mundiais, após a Copa de 2018, foi decepcionante na noite de ontem (quinta, 6), com o 0 x 0 entre a renovada seleção da Alemanha e a campeã França, decepcionando os 75 mil torcedores que lotaram a Allianz Arena, em Munique, no extremo sul da Alemanha. Houve momentos em que o futebol de pouco nível técnico chegou a merecer vaias.

Foto: getty images / site goal.com