QUARENTA E DOIS GOLS E SÓ DOIS EMPATES NOS 16 JOGOS da segunda rodada da Liga dos Campeões, concluída ontem (29), com o meia Claudinho, ex-Bragantino, artilheiro e melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2020, marcando dois gols nos 4 x 0 do Zenit, campeão da Rússia, sobre o Malmoe, da Suécia, no estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O outro gol brasileiro foi do volante Wendell, revelado no Fluminense, que o vendeu em 2018 ao Sporting de Lisboa. 

OURO OLÍMPICO – O Zenit tem outros dois brasileiros, o lateral paraibano Douglas Santos, de 27 anos, que renovou até 2026, e o ponta paulista Malcom, de 24 anos, ex-Corinthians, da seleção brasileira ouro olímpico nos Jogos Tóquio 2020. A contratação do meia Claudinho, paulista de 24 anos, foi a mais cara do clube russo, que pagou o equivalente a R$93 milhões. O time é dirigido pelo ex-meia Sergey Semak, de 45 anos, ucraniano naturalizado russo.

SEXTO RECORDE – Cristiano Ronaldo bateu ontem (29) o sexto recorde na Liga dos Campeões, com 178 jogos, superando o ex-goleiro espanhol Iker Casillas, do Real Madrid, com 177. Além de maior artilheiro, com 136, ele é o único a fazer gol em três finais diferentes; único a marcar mais gols (17), em uma só edição; único a marcar mais gols (67) em mata-mata, e único a fazer gol em 11 jogos consecutivos. Marcas que só realçam o brilho do notável artilheiro português.

CRISTIANO RONALDO fez o gol da virada (2 x 1) do Manchester United sobre o Villarreal, aos 49 do segundo tempo, no estádio Old Trafford, em Manchester. Paco Alcácer marcou o gol dos espanhóis e o lateral gaúcho Alex Telles, ex-Porto, empatou. O time inglês se reabilitou da derrota na estreia para o Young Boys por 2 x 1 na Suíça. Bom lembrar: na final da Liga Europa, o Villarreal ganhou nos pênaltis (11 x 10) do Manchester United, antes da volta de Cristiano Ronaldo.

BENFICA 3 x 0 – Depois do 0 x 0 na estreia com o Dinamo da Ucrânia, o Benfica venceu o Barcelona por 3 x 0, mesmo placar da derrota na estreia, no Camp Nou, para o Bayern Munique. O atacante uruguaio Darwin Nuñez, de 22 anos, marcou dois gols (um de pênalti), e o meia português Rafa Silva completou o placar no estádio da Luz, em Lisboa. Com duas derrotas, sem gol marcado e seis sofridos, o Barcelona é o último do Grupo E.

BAYERN 5 x 0 – Com outra atuação destacada de Robert Lewandowski, autor dos dois gols do primeiro tempo, o Bayern goleou o Dinamo de Kiev, capital da Ucrânia, por 5 x 0. Na volta do intervalo, Gnabry, Sané e Choupo-Moting completaram a goleada do líder do Grupo E, com oito gols marcados e nenhum gol sofrido em dois jogos. Na terceira rodada, em 29 de outubro, o Bayern visita o Benfica no estádio da Luz, em Lisboa.

ITALIANOS 1 x 0 – Com o gol mais rápido no segundo tempo da história de seus jogos, a Juventus venceu o londrino Chelsea, atual campeão, por 1 x 0, no Allianz Stadium, em Turim. O meia Federico Chiesa, de 23 anos, fez o gol aos 10 segundos. Os laterais Danilo e Alex Sandro foram titulares da Juventus; o zagueiro Tiago Silva e o meia catarinense Jorginho, naturalizado italiano, campeão e melhor jogador da Eurocopa, foram titulares no Chelsea.

O OUTRO 1 x 0 em vitória italiana foi o da Atalanta, líder do Grupo F, sobre o suíço Young Boys, no estádio Atleti Azzurri d’Itália, em Bergamo. O meia Matteo Pessina, de 24 anos, autor do gol aos 23 do segundo tempo, foi também destaque na conquista da Eurocopa com a seleção italiana. Dirigida pelo ex-meia Gian Piero Gasperini, de 63 anos, a Atalanta havia empatado fora de casa (2 x 2) na estreia com o Villarreal, o submarino amarelo do futebol espanhol.

BOLA PARADA – Na Áustria, a vitória do Salzburg por 2 x 1 sobre o Lille, campeão francês 2020-2021, foi com gols de bola parada. O atacante alemão Karim Adeyeme, de 19 anos, converteu dois pênaltis, e o atacante turco Burak Yilmaz, de 36 anos, marcou de falta o gol do Lille. Na estreia, o campeão francês ficou no 0 x 0 com o Wolfsburgo, que ontem (29) empatou em casa com o Sevilha (1 x 1). O ponta suíço Renato Steffen fez o gol dos alemães e o meia croata Ivan Rakitic empatou de pênalti.

Foto: Terra