Escolha uma Página

O GOLEIRO EDERSON E O MEIA FERNANDINHO brilharam na nona vitória consecutiva, do Manchester City, líder isolado do Campeonato Inglês, que em 25 minutos já ganhava por 4 x 0 do Leicester City, diante de 55 mil torcedores no Etihad Stadium, neste último domingo (26) de 2021. Fernandinho deu assistência para o 1º gol, marcado pelo meia belga De Bruyne, logo aos cinco minutos, e Ederson, com grandes defesas, parou a reação do Leicester, que chegou aos 4 x 3.

CITY 6 x 3 LEICESTER FOI O MELHOR JOGO DO BOXING DAY, tradição que o futebol inglês mantém desde 1860, com uma rodada completa no dia seguinte ao Natal. A 19ª rodada registrou 41 gols em 10 jogos e três tiveram que ser adiados, em virtude de jogadores infectados pela volta do coronavírus. Enquanto Fernandinho e Ederson brilhavam, o técnico espanhol Guardiola deixou o atacante paulistano Gabriel Jesus o tempo todo no banco de reservas. 

OUTRO BRASILEIRO QUE BRILHOU foi o meia Lucas Moura, ex-São Paulo, autor do segundo gol dos 3 x 0 do Tottenham no Crystal Palace, após assistência para o inglês Harry Kane, artilheiro da Copa do Mundo 2018, abrir o placar. Foi o 9º gol de Kane, que voltou a ter chance com a chegada do técnico italiano Antonio Conte, e nenhum outro fez mais gols do que ele um dia após o Natal. O sul-coreano Son Heung-min completou o placar do clássico londrino.

O MEIA CATARINENSE JORGINHO, campeão da Eurocopa com a seleção italiana e prêmio FIFA de melhor jogador da Europa, converteu dois pênaltis na virada (3 x 1) do Chelsea no Aston Villa, de Birmingham, a 207 km de Londres. Capitão da equipe do técnico alemão Thomas Tuchel, Jorginho é naturalizado italiano e nunca jogou em time brasileiro. O meia Douglas Luiz, ex-Vasco, teve atuação discreta no modesto Aston Villa, que sofreu a 10ª derrota em 19 rodadas. 

O ZAGUEIRO CARIOCA THIAGO SILVA, de 37 anos, sentiu o músculo da face posterior da coxa direita, aos 6 do segundo tempo, e foi substituído pelo dinamarquês Christensen. No intervalo, o técnico Tuchel substituiu o zagueiro Chalobah, de 22 anos, africano de Serra Leoa, pelo atacante belga Lukaku, recuperado do coronavírus, que marcou de cabeça o 2º gol do Chelsea, e nos acréscimos sofreu o pênalti convertido por Jorginho.

O ARSENAL DE LONDRES, do técnico espanhol Mikel Arteta, impôs a 12ª derrota ao lanterna Norwich por 5 x 0. O inglês Bukayo Sako, de 20 anos, fez dois belos gols, e o último foi de outro inglês, Smith Rowe, de 21 anos, artilheiro do time com 8, mesmo sem ser titular. Único brasileiro da equipe londrina, o paulistano Gabriel Magalhães, de 24 anos, formou a zaga com o inglês Rob Holding, de 26. O espanhol Pablo Mari, ex-Flamengo, não saiu do banco de reservas.

O MANCHESTER CITY lidera com 44 pontos, mais 3 que o vice-líder Liverpool, que teve o jogo com o Leeds adiado. Os jornais ingleses asseguram a venda do atacante gaúcho Raphinha, de 25 anos, do Leeds, para o Bayern Munich, por 50 milhões de euros (R$325 milhões), na janela de transferências de janeiro. Raphinha fez 8 gols em 16 jogos, mas caiu de rendimento após os dois gols que marcou nos 4 x 1 no Uruguai, em outubro, na Arena da Amazônia, pelas eliminatórias.

BOM DIZER: NÃO HOUVE JOGOS NOS DEMAIS CAMPEONATOS DA EUROPA NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE 2021. Itália e Portugal reiniciam 5ª (30). Alemanha, Espanha e França, 6ª (31). O clássico Porto x Benfica, 5ª (30), no estádio do Dragão, na cidade do Porto, é a grande atração do Campeonato Português.

Foto: Diário do Nordeste / Divulgação