COM TRÊS DOS QUATRO GOLS marcados por brasileiros, Liverpool e Arsenal empataram em 2 x 2, no jogo mais emocionante do campeonato de 2022-23, neste domingo (9), no Anfield, sétimo maior estádio da Inglaterra, com os 53.394 assentos ocupados. O visitante Arsenal abriu vantagem de 2 x 0 em 14 minutos, com os gols dos paulistanos Gabriel Martinelli aos 8 e Gabriel Jesus aos 22. O egípcio Salah marcou o 1º do Liverpool aos 42 minutos.

NA VOLTA DO INTERVALO, o jogo tornou-se ainda mais eletrizante, com o Liverpool não deixando o Arsenal sair do próprio campo, mas perdendo a chance do empate, logo aos 8 minutos, quando Salah chutou fora o pênalti do zagueiro inglês Rob Holding no meia português Diogo Jota, pouco depois substituído por Thiago Alcântara, que voltou bem após dois meses. O goleiro inglês Aaron Ramsdale, de 24 anos, 1,88m, do Arsenal, fez defesas milagrosas.

O ALAGOANO ROBERTO FIRMINO, em sua última temporada no Liverpool, marcou o gol do empate final (2 x 2), aos 43 minutos, nove minutos após substituir o volante paulista Fabinho, único brasileiro entre os oito advertidos com cartão amarelo, quatro de cada equipe, pelo árbitro Paul Thierney, que marcou 11 faltas de cada time. O resultado manteve o Arsenal na liderança, mas com a vantagem diminuída para seis pontos (73 a 67) sobre o City, com menos um jogo.

                        BANDEIRINHA AGRIDE JOGADOR

FATO INÉDITO na história do Campeonato Inglês: no intervalo, o lateral-esquerdo Andy Robertson, do Liverpool, foi fazer uma reclamação ao assistente Constantine Hatzidakis, inglês de 38 anos, que o atingiu com a bandeirinha, quando caminhavam no corredor de acesso aos vestiários, em seu 10º jogo no atual campeonato, 3º do Liverpool, 2º do Arsenal. As câmeras registraram e o representante da Liga disse que a decisão só será anunciada depois da análise.

  • GABRIEL MARTINELLI, paulistano de 21 anos, em sua quarta temporada no londrino Arsenal, é o maior artilheiro brasileiro dos cinco principais campeonatos da Europa, com 14 gols. O Arsenal tem 73 pontos – 23 vitórias, 3 derrotas, 4º empate e saldo de 43 gols (72 a 29) -, e deve decidir o título dia 26, fora de casa, com o Manchester City, com 67 pontos, 21 vitórias, 4 derrotas, 4 empates, saldo de 48 gols (75 a 27), menos o jogo adiado com o West Ham.
  • ERLING HAALAND, do City, artilheiro do campeonato com 30 gols, tem mais 7 que o vice-artilheiro Harry Kane, do Tottenham, e mais gols do que 8 das 20 equipes do campeonato: Chelsea (29), Bournemouth (28), West Ham (27), Wolverhampton, Crystal Palace, Southampton, Nottingham Forest (24) e Everton (23). Além do ataque mais positivo e do artilheiro, o City tem o jogador com mais assistências, o belga De Bruyne, com 14.
  • GABRIEL JESUS, de 26 anos, paulistano do bairro do Limão, completou hoje (9) 177 jogos no campeonato (115 como titular), com 66 gols e 34 assistências. É a sua quinta temporada, desde 2017, quando foi vendido pelo Palmeiras, e tenta o quinto título, primeiro no Arsenal, depois de quatro no Manchester City, cuja camisa honrou em 236 jogos, com 95 gols.

Foto: TeamTalk e Anfield Wrap