Foto: site gola.com

Philippe Coutinho, meia carioca de 25 anos revelado no Vasco, abriu caminho para a vitória (4 x 2) do Barcelona sobre o Tottenham, logo aos dois minutos do jogo da noite desta quarta (3), diante de 90 mil torcedores que lotaram o lendário estádio de Wembley, em Londres. Coutinho completou a primeira jogada de Messi e do lateral Jordi Alba, que driblou o goleiro francês Hugo Lloris, campeão do mundo, e deixou Philippe Coutinho em condições de fazer 1 x 0.

Foto: Dylan Martínez / Reuters

O apoiador Arthur, ex-Grêmio, teve estreia auspiciosa na Liga dos Campeões, e só foi substituído no minuto final pelo chileno Arturo Vidal, ex-Bayern de Munique. A atuação de Arthur foi classificada como “encantadora” pelos jornalistas espanhóis que cobriram o jogo. Ele só fez duas faltas, no argentino Erik Lamela e no brasileiro Lucas Moura, uma em cada tempo. Foi eficiente nos desarmes e teve quase 90% de acerto nos passes.

ATUAÇÃO DE GALA – Os espanhóis destacaram a atuação do Barcelona como sendo a melhor da temporada 2018-2019 . O apoiador croata Ivan Rakitic, vice-campeão do mundo, fez 2 x 0 aos 29 minutos, com um belo voleio da entrada da área, após a triangulação de Messi, Jordi Alba e Luis Suárez, que três minutos depois quase marcou o terceiro gol. Aos 47, no último ataque do primeiro tempo, Messi acertou pela primeira vez a trave e saiu se lamentando.

ARTILHEIRO – O atacante inglês Harry Kane, artilheiro da Copa do Mundo, deu esperança de reação ao Tottenham, ao marcar de cabeça aos sete do segundo tempo, após escanteio do lateral Alderweireld. Mas, cinco minutos depois, Messi fez 3 x 1, voltando a marcar depois de acertar nove chutes na trave nesta temporada. Erik Lamela, argentino, 26 anos, jogador mais caro do Tottenham – 30 milhões de libras pagos à Roma, em 2013 -, fez o segundo gol do time inglês aos 21.

MESSI FECHOU – O Barcelona manteve o jogo sob controle, sem dar espaço ao Tottenham para o empate, e Messi fechou o placar aos 44, após outra boa jogada com a participação do lateral Jordi Alba e de Luis Suárez, que não fez gol, mas foi peça importante na segunda vitória consecutiva do time no maior torneio de clubes do mundo. No final, os técnicos Maurício Pochettino, argentino, 46 anos, no Tottenham desde 2014, e Ernesto Valverde, espanhol, 54 anos, trocaram abraço afetuoso.

NO OUTRO JOGO do Grupo B, a Internazionale, de Milão, ganhou (2 x 1) de virada do PSV, com os 30 mil lugares do estádio Philips, em Eindhoven – quinta maior cidade, no sul da Holanda – ocupados. O jovem atacante Pablo Rosário, 21 anos, da República Dominicana, mas já naturalizado holandês, fez 1 x 0, e o belga Radja Nainggollan, 30 anos, empatou ainda no primeiro tempo. O argentino Mauro Icardi, 25 anos, na Inter desde 2013, marcou o gol da vitória.

BARCELONA e INTER ganharam nas duas primeiras rodadas, mas o Barcelona lidera pelo saldo de gols (6 a 2), por ter marcado 8 e sofrido 2, enquanto a Inter, que também só sofreu 2 gols, marcou a metade (4).