Escolha uma Página

O SPORTING VOLTOU A VENCER o Braga, neste sábado (14), repetindo o placar de 2 x 1 e os autores dos gols, Jovane Cabral e Pedro Gonçalves, duas semanas depois de terem decidido a Supertaça, no sábado, 31 de julho, no estádio José Alvalade, em Lisboa. Jovane Cabral fez o primeiro gol aos 40 minutos, e na volta do intervalo, Pedro Gonçalves, o Pote, marcou o segundo gol aos 5 minutos. O gol do Braga foi do espanhol Abel Ruiz, nos acréscimos, aos 47 minutos. 

BRASILEIRO EXPULSO – O Sporting teve o primeiro jogador expulso na temporada 2021-2022, o lateral-esquerdo Mateus Reis, de 26 anos, paulista de São João da Boa Vista. Por faltas duras, ele foi advertido com dois cartões amarelos, seguidos do vermelho, aos 18 do segundo tempo, pelo árbitro Luis Miguel Godinho, de 35 anos, da Associação de Futebol de Évora. 7.009 torcedores pagaram ingresso no Estádio Municipal de Braga, conhecido como A Pedreira.

BRIGA DE INGRESSOS – O Braga só viabilizou 538 ingressos aos torcedores do Sporting, que viajaram 364 km de Lisboa ao extremo Norte, para acompanhar os campeões portugueses e da Supertaça de Portugal. Os ingressos custaram de 31 a 93 euros e a quantidade foi reduzida ao mínimo porque o Sporting antecipou que no jogo do returno, em seu estádio José Alvalade, em Lisboa, só os que tiverem cartão de sócio-torcedor do Braga poderão comprar ingresso.

MUITAS LÁGRIMAS – O volante brasileiro Fransérgio, de 30 anos, mato-grossense de Rondonópolis, chorou muito ao sair de campo após o último jogo pelo Braga, que defendeu desde 2017. Ele estava há sete temporadas no futebol português, onde começou em 2014 pelo Marítimo da Madeira. Seu novo clube é o francês Bordeaux, que estreou perdendo em casa por 2 x 0 para o Clermont, e neste domingo (15) será visitante no jogo com o Olympique de Marselha.

ANTONIO ADAN, goleiro espanhol de 34 anos, voltou a ter boa atuação no Sporting, sentindo-se seguro com o esquema com três zagueiros: Gonçalo Inácio, Sebastian Coates (uruguaio, capitão do time) e Feddal; o meio funcionou muito bem com Ricardo Esgaio, Mateus Nunes, Palhinha, Pedro Gonçalves e Ruben Vinagre (Mateus Reis); Jovane Cabral (Nuno Santos) e Paulinho (Tiago Tomás). O Sporting jogará no próximo sábado (21), em Lisboa, com o Belenenses.

BENFICA 2 x 0 – Em seu estádio da Luz, em Lisboa, o Benfica venceu por 2 x 0 o recém-promovido FC de Arouca, do município de Arouca, região metropolitana do Porto. Os gols foram marcados em cinco minutos, pelo meia alemão Luca Waldschmidt, aos 38, com assistência do ucraniano Roman Yaremchuk, que fez o segundo aos 43, com assistência do meia Pizzi. Na terceira rodada, o Benfica será visitante no jogo com o Gil Vicente.

OUTRO EXPULSO – Além do lateral Mateus Reis, do Sporting, outro brasileiro foi expulso neste sábado (14), na segunda rodada da Primeira Liga, como é chamado o Campeonato Português: o goleiro Victor Braga, soteropolitano como todo baiano nascido em Salvador, 29 anos, 1,93m, colocou a mão na bola fora da área, logo aos 8 minutos. O árbitro Manuel Mota, de 44 anos, da Associação de Futebol de Braga, expulsou-o com cartão vermelho direto.

VAGA NA CHAMPIONS – O Benfica voltará terça (17) ao estádio da Luz para o primeiro jogo com o PSV, valendo vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O segundo jogo será na cidade holandesa de Eindhoven. Dos grandes campeonatos europeus, o de Portugal é o único que só tem direito ao campeão e ao vice-campeão na fase de grupos. O terceiro colocado tem que disputar vaga nos playoffs. Sporting e Porto estão garantidos no sorteio do próximo dia 26.