Escolha uma Página

O MEIA EDERSON, de 24 anos, do Mato Grosso do Sul, ex-Cruzeiro, Corinthians e campeão cearense no Fortaleza, e o zagueiro Toloi, de 33 anos, natural do Mato Grosso, ex-Goiás e São Paulo, ganharam hoje (22) a Liga Europa, na vitória da Atalanta sobre o Bayer Leverkusen por 3 x 0, em Dublin, capital da Irlanda.

O NOME DO JOGO, no estádio Aviva, com 51 mil torcedores foi inglês Lookman, ponta de 26 anos, autor dos três gols; no primeiro, aos 12 minutos, antecipando-se ao meia argentino Exequiel Palacios, e no segundo, aos 26, com chute da meia-lua, no canto esquerdo. O 3º, aos 30 do 2º tempo, foi de pé esquerdo, no ângulo.

FILHO DE NIGERIANOS, Ademola Lookman foi campeão mundial Sub-17 com a seleção inglesa em 2017 e depois jogou no Everton, Fulham e Leicester, que o vendeu à Atalanta por 9.500 mil euros (R$52 milhões). Ele também jogou no alemão Leipzig, e recusou três convites para atuar pela seleção da Nigéria.

A LIGA EUROPA não é só o primeiro título internacional em 116 anos de história da Atalanta (17/10/1907), mas também o resgate da conquista europeia de um time italiano, desde a Tríplice Coroa da Inter de Milão, com o técnico português José Mourinho, campeão da Itália, da Copa da Itália e da Champions em 2009-2010.

OS CAMPEÕES – Musso, Dimsti, Hien e Kolasinac (Scalvíni); Zappacosta (Hateboer), Rugeri (Toloi), Ederson, De Keteleare (Pasalic) e Koopmeiners; Scamacca (Touré) e Lookman. O time da Atalanta venceu o Leverkusen pela terceira vez, após 1 x 0 na Alemanha e 3 x 2 em Bérgamo nos jogos de ida e volta das oitavas de final.

O TÉCNICO Gian Piero Gasperini, ex-meia de 66 anos, só havia ganhado a Série B com o Pescara (1986-87), e está na Atalanta pela oitava temporada consecutiva. 3º do campeonato em 2018-19, classificou o time pela primeira vez para a Champions, em que Inter, Milan, Bologna e Juventus estão garantidos, e a Roma pode entrar.

  • A ATALANTA conseguiu o que outras 26 equipes tentaram: vencer o Bayer Leverkusen, campeão alemão pela primeira vez invicto, com cinco rodadas de antecedência, e que não perdia há 51 jogos – 42 vitórias, 9 empates -, em 2023-24. E vai disputar a Supercopa da Europa com Real Madrid ou Borussia Dortmund.
  • A ATALANTA voltou a ganhar um título depois de 61 anos, quando foi campeã da Copa da Itália de 1962-63. Bérgamo, fundada com o nome de Barra, na época pré-romana, é uma cidade de 145 mil habitantes, do Norte italiano, na região da Lombardia, a 60 km de Milão e a 616 km da capital Roma.
  • AUTOR DOS TRÊS GOLS, o ponta inglês Lookman foi carregado pelos companheiros, antes de receber o prêmio de melhor do jogo. O técnico Gian Piero Gasperini, que em 2019 ganhou o título de cidadão honorário de Bérgamo, vai receber novas homenagens.
  • O BAYER LEVERKUSEN, do técnico espanhol Xabi Alonso, ex-meia de 42 anos, tentará o segundo título da temporada 2023-24 na decisão de sábado (25) da Copa da Alemanha com o Kaiserlautern, da 2ª divisão. O jogo será no Estádio Olímpico da capital Berlim, a 555 km de Leverkusen e a 657 km de Kaiserlautern.
  • ATALANTA 3 x 0 LEVERKUSEN registrou a lotação completa de 51.711 do estádio Aviva, em Dublin, capital da Irlanda, em noite de 23 graus. O árbitro romeno Istvan Kovacs, de 39 anos, do grupo de elite da União Europeia de Futebol, teve atuação muito segura, aplicando sete cartões amarelos, três em jogadores da Atalanta.

Fotos: UOL, Facebook Atalanta,