COM EXCEÇÃO DO 1 x 1 DO FLUMINENSE, que decidirá a vaga nas quartas de final no Maracanã, não foi boa a estreia dos brasileiros no mata-mata das oitavas de final da Libertadores, na noite desta 3ª feira (1). O Internacional e o Athletico Paranaense perderam de virada para o River Plate e o Bolívar, ficando em situação difícil para passar às quartas de final nos jogos de volta, na próxima 3ª feira (8), mesmo jogando em Porto Alegre e em Curitiba.
O INTERNACIONAL FEZ BOM 1º tempo, mesmo com a pressão de 80 mil torcedores, que lotaram o Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e saiu para o intervalo com 1 x 0, gol de cabeça do atacante equatoriano Enner Valencia, aos 46 minutos, completando a falta bem batida pelo meia Alan Patrick. Foi o primeiro gol de Valencia pelo Internacional, depois de ter sido o destaque da seleção do Equador, com o primeiro gol da Copa do Mundo de 2022 no Catar.
COM O RECUO EXCESSIVO para garantir o resultado, que lhe daria a vantagem do empate no jogo de volta, o Internacional acabou sofrendo a virada, com dois gols de Pablo Solari, atacante argentino de 22 anos, que substituiu no intervalo o meia Enzo Perez. Ele empatou aos 19, e marcou o gol da virada aos 33, que poderia ter sido mais ampla, mas o goleiro uruguaio Sergio Rochet, de 30 anos, fez grandes defesas e evitou que o Internacional fosse goleado.
O INTERNACIONAL terá que vencer por dois gols, ou pelo menos por um gol, para decidir nos pênaltis, na próxima 3ª feira (8), na Arena Beira Rio. Antes, o 12º do Campeonato Brasileiro receberá o Corinthians, 14º, no próximo sábado (5), na abertura da 18ª rodada.
FURACÃO LEVA VIRADA NA ALTITUDE
O ATHLETICO PARANAENSE começou bem na altitude de 3.600 metros do Estádio Hernando Siles, em La Paz, a capital mais alta do mundo, e abriu o placar logo aos 9 minutos, com o meia Erick completando boa assistência de Vitor Roque, vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro. O atacante chileno Ronnie Fernandez empatou três minutos depois, aos 12, e o lateral-direito boliviano Diego Bejerano, de 31 anos, fez o da virada aos 26.
O ATHLETICO PARANAENSE não voltou tão bem do intervalo, e até demonstrou cansaço, normal nos que não estão habituados à altitude, e sofreu o terceiro gol, segundo de Ronnie Fernandez, aos 31 minutos. Para se classificar às quartas de final, o Furacão terá que vencer por três gols, ou por dois para decidir nos pênaltis, na próxima 3ª feira (8), na Arena da Baixada, em Curitiba, onde abrirá a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro com o Santos, sábado (5).
Fotos: Reprodução e José Tramontin/athletico