Escolha uma Página

COM QUATRO GOLS de brasileiros, o Porto goleou o Benfica por 5 x 0, na noite de ontem (3), no estádio do Dragão, e tirou o arquirrival da liderança, que voltou a ser do Sporting, que venceu o Farense por 3 x 2, no estádio José Alvalade, em Lisboa. Faltando 10 rodadas, Sporting 59 pontos, Benfica 58, Porto 52.

O PORTO JÁ SAIU para o intervalo com 2 x 0, gols do maranhense Galeno, aos 20 e aos 44, que aos 10 do 2º tempo deu assistência para o lateral cearense Wendell, convocado para os amistosos da seleção brasileira, marcar o 3º. Pepê, ex-Grêmio, fez o 4º aos 35, e o inglês Danny Namaso, de cabeça, fechou a goleada aos 45.

O MAIOR CLÁSSICO português foi disputado sob 16 graus, diante de 50.033 pagantes, capacidade máxima do estádio do Dragão. O árbitro João Pinheiro, de 36 anos, da Associação de Futebol de Braga, apitou o clássico pela terceira vez com atuação segura, e expulsou o zagueiro argentino Nicolás Otamendi, do Benfica.

FOI O 225º CONFRONTO e o Porto ampliou a vantagem, com a 102ª vitória, depois de 62 empates e 91 vitórias do Benfica, que o supera com mais oito títulos de campeão português (38 a 30), enquanto o líder Sporting tenta o 20º. O técnico alemão Roger Schmidt reconheceu a superioridade da equipe de Sergio Conceição.

NA INGLATERRA, em sua 12ª virada, o Manchester City, do técnico Guardiola, venceu o sexto dos últimos sete jogos com o Manchester United, no maior clássico da segunda cidade mais populosa do Reino Unido. Mesmo com mais 18 finalizações do City, o United saiu para o intervalo com 1 x 0, gol de Rashford.

A VIRADA FOI com dois gols de Phil Foden, que também deu assistência para o 3º gol, marcado por Erling Haaland, artilheiro da Premier League com 18 gols, mais dois que outro inglês, Ollie Watkins, do Aston Villa. O campeonato é liderado pelo Liverpool com 63 pontos; o City tem 62, e ambos, 19 vitórias.

LIVERPOOL E CITY se enfrentam no próximo domingo (10), com a lotação completa de 61 mil torcedores no Anfield Road, estádio do Liverpool desde sua criação em 1892, com várias obras de reformulação. 2023-2024 é a última das nove temporadas do técnico alemão Jurgen Klopp, ex-zagueiro de 56 anos, no Liverpool.

NA ESPANHA, mesmo quando não vence, como no sábado (2), em que empatou fora de casa com o Valencia (2 x 2), o Real Madrid se mantém líder com folga, agora de sete pontos (66 a 59) sobre o Girona, derrotado pelo Mallorca (1 x 0), enquanto o Barcelona, 3º com 58, ficou no 0 x 0 com o Athletico Bilbao.

RAPHINHA, convocado por Dorival Jr para os amistosos com Inglaterra, dia 23, e Espanha, dia 26, foi substituído pelo português João Félix, aos 36 do 2º tempo. Outros dois convocados, o lateral Yan Couto e o atacante Savio também tiveram atuação fraca na derrota do Girona para o Mallorca (1 x 0, gol do zagueiro Copete).

Fotos: José Coelho. LUSA e site oficial do Barcelona