Os gols brasileiros do atacante paulista Dener e do lateral gaúcho Junior Tavares, em apenas onze minutos, fizeram o Portimonense, penúltimo e quase rebaixado, tirar o Benfica da liderança, após o segundo empate consecutivo depois da volta do Campeonato Português, na noite de hoje (10), no Estádio Municipal de Portimão, na cidade portuária de Algarve, no Sul do sempre belo Portugal. O Benfica deu a impressão de que venceria fácil, ao sair com 2 x 0 para o intervalo.

COMPLICADO – O técnico Bruno Lage, de 44 anos, campeão da temporada passada, pode ter a renovação dificultada, após novo resultado ruim e depois que foi um dos alvos dos torcedores, que apedrejaram o ônibus do Benfica, depois do 0 x 0 da semana passada com o Tondela, no estádio da Luz. O presidente Luis Filipe Vieira havia dito que o técnico seguiria no comando, mas com o time sem vitória em dois jogos, após o retorno do campeonato, a situação pode se complicar para Bruno Lage.

EM 13 MINUTOS – O Benfica dominou amplamente, sem que o Portimonense passasse do próprio campo, e liquidou o primeiro tempo em treze minutos. O meia Pizzi igualou-se ao brasileiro Carlos Vinícius como artilheiro do campeonato com 15 gols, ao fazer 1 x 0 aos 18, em lance confirmado pelo VAR. O meia lisboeta André Gomes fez 2 x 0 aos 31, após falha do zagueiro Lucas Possignolo, de 26 anos, paulista de Piracicaba, e o Benfica poderia ter até ampliado a vantagem, mas o goleiro japonês Suichi Gonda, de 31 anos, 1,87m, sem culpa nos gols, fez boas defesas.

EM 11 MINUTOS – Na volta do intervalo, o Portimonense, do técnico lisboeta Paulo Sergio Brito, de 52 anos, teve outra postura e chegou ao empate em onze minutos, com gols brasileiros.  O atacante paulistano Dener, de 28 anos, comprado do São Paulo em 2015, aproveitou o cruzamento do meia mineiro Bruno Tabata, de 23 anos, e cabeceou forte. De fora da área, aos 31, o lateral gaúcho Junior Tavares, de 23 anos, revelado no Grêmio, empatou com chute forte de canhota.

CONTUSÃO GRAVE – O lateral-esquerdo espanhol Alejandro Grimaldo, do Benfica,comprado do Barcelona em 2015, sofreu contusão grave no tornozelo, em choque com seu companheiro Franco Cervi, meia argentino de 26 anos, comprado em 2016 do Rosário Central, e com o lateral-direito Emmanuel Hackman, ganês de 26 anos, do Portimonense. Levado ao hospital, ficou em observação e passará por nova avaliação médica.

QUARTO EMPATE, segundo consecutivo, tirou o Benfica da liderança e com menos uma vitória (19 a 20) que o Porto. O décimo primeiro empate em 26 jogos não foi suficiente para tirar o Portimonense do penúltimo lugar, com 20 pontos, só três vitórias e doze derrotas, e o saldo negativo de 17 gols (19 x 36). O último colocado é o Aves, com 13 pontos, praticamente rebaixado à segunda divisão na temporada 2020-2021. 

Fotos: Sapo Desporto