O Atlético Mineiro terá que vencer por dois gols o jogo de volta, em Belo Horizonte, na próxima terça (28), para chegar à terceira fase da Copa Sul-Americana, após a derrota (1 x 0) que sofreu na noite de ontem (21) para o Union La Calera, no estádio Nicolás Chahuan Nazar, na região de Valparaíso, no sul do Chile. Foi a primeira vitória internacional da história de 65 anos do Club de Deportes Union La Calera, fundado em 26 de janeiro de 1954.

DE CABEÇA – O gol foi do meia chileno Franco Lobos, de 21 anos, 1,90m, desde cedo nas divisões de base, do sub-17 ao sub-20, tornando-se profissional no início de 2019. Lobos aproveitou bem o cruzamento do lateral-direito Yonathan Andia e subiu mais que o lateral Guga para cabecear e fazer o gol aos 19 do segundo tempo.

SEM OITO – O Atlético Mineiro jogou sem oito titulares – VictorFabio SantosCazaresLuan e Ricardo Oliveira, entre os mais importantes -, acreditando que poderia ganhar de um time tecnicamente inferior, mas o Union La Calera apresentou atuação segura na defesa e soube aproveitar bem uma das poucas chances que criou para vencer. O goleiro Cleiton, de 21 anos, 1,90m, catarinense de Bom Descanso, evitou que o Atlético sofresse mais gols. 

LA CALERA – Todo de vermelho, o time chileno teve Augusto Batalla, Yonathan Andía, Pablo Alvarado, Christian Vilchos e Erick Wiemberg; Matias Laba, Sebastián Zuñiga (Navarrete), Juan Leiva e Franco Lobos; Marcelo Larrondo e Walter Bou (Leyton). Técnico – Francisco Meneghini, de 30 anos, argentino. O time está em terceiro no Campeonato Chileno, liderado pelo Colo-Colo e a Universidad Católica, também de Santiago, na vice-liderança.

ATLÉTICO – Cleiton, Guga, Leonardo Silva, Igor Rabello e Patrick, que completou 150 jogos; Adilson, Jair (Terans), Nathan (Bruninho) e Vinícius; Alerrandro (Maicon) e Chará, que fez o gol da virada (2 x 1) no Flamengo. O técnico Rodrigo Santana segue como interino e o Atlético ainda não confirmou a contratação do substituto de Levir Culpi. O técnico português Jorge Jesus, de 60 anos, que viu Atlético 2 x 1 Flamengo, teria ido a Belo Horizonte só para observar jogadores.

TRÊS CARTÕES – Union La Calera 1 x 0 Atlético Mineiro foi de bom nível disciplinar e o árbitro equatoriano Roddy Zambrano, de 41 anos, só mostrou um cartão amarelo no primeiro tempo, para o atacante argentino Walter Bou. No segundo tempo, os advertidos foram o meia Juan Leiva e o zagueiro Igor Rabello.

Foto: site A Bola