QUATRO MESES depois de ganhar a Eurocopa na Alemanha, a Espanha manteve a liderança do Grupo 4 da Liga das Nações, ao vencer a Dinamarca por 1 x 0, na noite deste sábado (12), no estádio Enrique Roca, na bela cidade universitária de Múrcia, a 402 km da capital Madrid.
FOI PRECISO insistência para conseguir a vitória, só alcançada aos 39 minutos do 2º tempo, com chute forte de primeira, de fora da área, de Martin Zubimendi. Volante de 25 anos, ele é da Real Sociedad, de San Sebastián, no País Basco, seu único time desde a formação na base.
A ESPANHA tinha o compromisso com a vitória, no primeiro jogo no país, após ganhar a Eurocopa, com 2 x 1 na Inglaterra, no domingo, 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim. Mas não esperava que a Dinamarca adotasse postura tão defensiva, sem sair do próprio campo o tempo todo.
O TÉCNICO Luis de la Fuente, ex-lateral-esquerdo de 63 anos, sem seis titulares da Eurocopa, todos lesionados – Unai Simon, Dani Carvajal, Olmo, Nico Williams, Le Normand e Rodrigo -, teve que improvisar e encontrou a solução em Martin Zubimendi, autor do gol.
PELA PRIMEIRA VEZ com a camisa 10 da seleção, o ponta Lamine Yamal, de 17 anos, mais jovem campeão e revelação da Eurocopa em julho, foi ovacionado pelos 30 mil torcedores no estádio de Múrcia. Muito marcado, ele não chegou a brilhar, mas teve outra atuação convincente.
A ESPANHA LIDERA o Grupo 4 e pode confirmar a vaga nas quartas de final, se vencer 3ª feira (15) a Sérvia, que hoje (12), em casa, ganhou da Suíça (2 x 0). O jogo será no estádio Nuevo Arcángel, com a lotação de 25 mil lugares esgotada, em Córdoba, a 401 km da capital Madrid.
Foto: JOSE JORDAN / AFP e Mateo Villalba Sanchez/Getty Images