Escolha uma Página

Neste domingo, 19 de abril de 2020, a russa Maria Sharapova, loura, belíssima e uma das mais ricas tenistas da história, comemora 33 anos, em sua casa de dois andares em Manhattan Beach, na Califórnia, o mais populoso dos 50 estados americanos e o que registra menos mortes pelo novo coronavírus, graças ao confinamento 100%. Sharapova apoiou o movimento do governador Gavin Newson, que agradeceu sensibilizado com um telefonema.

TRAGÉDIA – A família de Maria Sharapova mudou-se de Nyagan, município russo a 2.370 km de Moscou, onde ela nasceu em 1987, após a tragédia do acidente nuclear de Chernobyl, em abril de 86, para a cidade balneária de Sochi, uma das sedes da Copa do Mundo de 2018. Sharapova aprendia a jogar, aos seis anos, em um clube de Moscou, quando a tenista Martina Navratilova convenceu seus pais a acompanhá-la aos Estados Unidos.

FORTUNA – Antes de brilhar no tênis, Sharapova começou a fazer fortuna, aos 16 anos, em desfiles da IMG Models, agência de modelos de Nova York, com sedes também em Los Angeles, e em Londres, Milão e Paris, centros mundiais da moda. Sharapova participou de muitos desfiles com Anna Kournikova, outra belíssima tenista russa, Top 10 em simples e número 1 em duplas, cuja fortuna, hoje, é avaliada em 50 milhões de dólares. Kournikova casou-se com Enrique, filho do cantor espanhol Julio Iglesias.

CAMPEÃ – Aos 17 anos, em 2004, Sharapova iniciava a carreira, tão bela quanto ela, tornando-se a primeira russa e a segunda mais nova da história, depois da suíça Martina Hings, campeã do Torneio de Wimbledon, o mais antigo (1887) e de mais prestígio no do mundo. Sharapova venceu por 2 sets a 0 (6-1 e 6-4), ninguém menos que a bicampeã norte-americana Serena Williams, então a melhor do mundo, seis anos mais velha (23).

RAQUETE – O sucesso de 22 vitórias consecutivas, na grama do Torneio de Wimbledon, em junho de 2004, rendeu à Sharapova um contrato de milhões de dólares com a Prince 03, raquete que ela ajudou a ficar ainda mais vendida e famosa no mundo. Em abril de 2005, People, revista americana de adultos, com venda semanal de 50 milhões de exemplares, publicou foto de Sharapova na capa, e em matéria de doze páginas, citou-a como uma das 50 mais lindas do planeta.

FORBES – A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, com circulação quinzenal, estampou na capa de junho de 2005 a foto de Sharapova, informando na matéria de dez páginas: a mais bem paga da história do tênis ganha 18 milhões de dólares por ano, apenas dos patrocinadores e modelo. Forbes acrescentou que “o tênis, depois de Kournikova, conseguiu outra russa, tão fascinante e bela, quanto eficiente em quadra”.

70 MILHÕES – O contrato mais vultoso de Maria Sharapova voltou a fazer dela a mais bem paga do mundo, aos 23 anos, em 2010, ao renovar com a Nike por 70 milhões de dólares/ano, mesmo após não ser bicampeã do Torneio de Wimbledon, cuja final perdeu (2 sets a 0, 7 – 6 e 6 – 1)) para a americana Venus Williams, no que foi considerado um dos melhores jogos da história, “com muito poder e pontaria”

DOPING – Sharapova teve problemas no braço, mãos, tornozelo (torceu duas vezes) e até no pescoço, provocado por longo torcicolo. Nenhum, entretanto, tão capaz de abatê-la quanto o de 2016, no Aberto da Austrália. Durante o torneio, usou Meldonium, que tomava desde 2006, mas que foi proibido – e ela jura que não sabia -, um mês antes. Suspensa por um ano, voltou a jogar em abril de 2017 no WTA de Stuttgart, na Alemanha.

DESPEDIDA – Ainda meio envergonhada, principalmente, como ela fez questão de dizer, “pela decepção que causei a tantas pessoas”Sharapova já não sentia o mesmo ânimo em quadra. Em 2018, ganhou 20 jogos e perdeu 11. Aos poucos, preparou-se para a despedida, anunciada por ela própria no dia 26 de fevereiro deste ano de 2020, após 36 títulos individuais: “O tênis me fez medir e aumentar minha evolução”.

ROMANCE – Maria Sharapova sempre foi discreta em sua vida pessoal. Namorou o tenista búlgaro Grigor Dimitrov, quatro anos mais novo, e agora namora Alexander Gilkes, bilionário inglês de 40 anosque lhe mordeu o bumbum, em férias, em Positano, belíssima aldeia no Sul da Itália. Bom dizer: a fortuna deSharapovaé de 325 milhões de dólares!A do namorado, um pouquinho maior: 1 bilhão 300 milhões de dólares!!!

Fotos: USA Today, Bola Amarela, Fox Business, Esporte R7 e Latch.