O MANCHESTER CITY HUMILHOU O SPORTING, campeão português, com a goleada por 5 x 0 na noite desta 3ª feira (15), no estádio José Alvalade, em Lisboa, no primeiro jogo da história das oitavas de final da Liga dos Campeões em que um time saiu para o intervalo vencendo por 4 x 0. Dominado do início ao fim, o Sporting não chegou a dar sequer um chute na direção do gol do Manchester City.

O 1º GOL FOI LOGO AOS 7 MINUTOS, do ponta argelino Mahrez, o 10º em 11 jogos da Champions, com assistência primorosa do meia belga De Bruyne. O VAR corrigiu o árbitro sérvio Srdjan Jovanovic, que anulou o gol por aceno errado do assistente. Foi o 17º gol de Mahrez, artilheiro do time líder do Campeonato Inglês, na temporada 2021-2022. O técnico Guardiola aplaudiu.

O 2º GOL FOI DO MEIA PORTUGUÊS Bernardo Silva, eleito melhor do jogo, aos 17, com um bate pronto espetacular, que deixou o goleiro espanhol Antonio Adan sem ação. Comprado do Mônaco por 48 milhões de euros em maio de 2017, o lisboeta Bernardo Silva, de 27 anos, é considerado um dos mais técnicos do futebol inglês. Ele brilhou entre 2013 e 2015 no Benfica, antes de sair para a França.

O 3º GOL FOI DO ATACANTE PHIL FODEN, , de 21 anos, desde os 8, na escolinha do clube, que paga seus estudos, e tornou-se o 4º mais novo inglês a estrear na Champions, em novembro de 2017, aos 17 anos 177 dias, marcando o gol do 1 x 0 no holandês Feyenoord. O gol de Foden foi com assistência de Mahrez, o ponta argelino de muita velocidade e criatividade.

O 4º GOL FOI REPETECO de Bernardo Silva, aos 44 minutos, e na volta do intervalo, logo aos 4, teve o que seria seu hat-trick bem anulado por impedimento. O ponta-esquerda Sterling, de 27 anos, fechou a goleada aos 13 minutos, e foi abraçar o técnico Guardiola, que sempre o incentivou a finalizar mais do que se limitar às assistências. Sterling nasceu na Jamaica e vive na Inglaterra desde os seis anos.

A MÃE DE CRISTIANO RONALDO, Maria Dolores dos Santos Aveiro, de 67 anos, estava entre os mais arrasados dos 48.109 torcedores no estádio de Alvalade. Torcedora desde que o filho iniciou a carreira no Sporting, ela estava com o agasalho branco e o cachecol verde do clube. Poucas vezes também foi visto tão abatido o médico militar Frederico Varandas, de 42 anos, desde 2018 presidente do Sporting.

OS ÚNICOS BRASILEIROS NA GOLEADA do Manchester City foram o goleiro Ederson, sem nenhuma defesa o jogo inteiro, e o meia Fernandinho, que substituiu o espanhol Rodri aos 28 do 2º tempo. O City completou 13 jogos consecutivos de invencibilidade, com a 12ª vitória e 1 empate, e poderá perder o jogo de volta por quatro gols, dia 9 de março em seu Etihad Stadium, em Manchester.

O BAYERN DE MUNIQUE jogará nesta 4ª (16) com o Salzburg, na Áustria, e deverá superar o Manchester City em gols, na atual Liga dos Campeões, em que estão empatados com 22, após os 5 x 0 do City no Sporting. No outro jogo, a Internazionale, campeã da Itália, enfrentará o Liverpool no estádio Giuseppe Meazza, em Milão.

Foto: Getty Images