Eliminatórias europeias da Copa 2022

Desde que ganhou a Copa do Mundo de 2018, a França ainda não conseguiu repetir as boas atuações que a levaram ao segundo título na Rússia. O quinto empate consecutivo, no 1 x 1 de ontem (4), com a Ucrânia, no estádio Olímpico de Kiev, mostrou a seleção do técnico Didier Deschamps outra vez sem criatividade. O atacante Shaparenko, do Dínamo de Kiev, fez o gol ucraniano, e Anthony Martial marcou o de empate dos franceses. 

APESAR DA MÁ campanha, a seleção de Didier Deschamps, terceiro campeão do mundo como jogador e técnico, depois de Zagallo e Beckenbauer, mantém a liderança do Grupo D com 9 pontos e deve confirmar a vaga direta na Copa de 2022, só atribuída às seleções que ficarem em primeiro lugar no grupo. O técnico justificou em parte o pouco rendimento ofensivo, devido à ausência de Mbappé, em recuperação de contusão no 1 x 1 com a Bósnia.

LARANJA MECÂNICA – No estádio Philips, em Eindhoven, a Holanda não teve dificuldade em golear a seleção de Montenegro por 4 x 0, com outra atuação destacada de Memphis Depay, do Barcelona, que fez os dois primeiros gols. O meia-atacante Wijnaldum, do PSG, marcou o terceiro gol, com bela assistência do ponta Cody Gakpo, de 22 anos, do PSV, que fechou a goleada. A Holanda é vice-líder do Grupo G, com 10 pontos, e a Turquia, que venceu Gibraltar por 3 x 0, lidera com 11 pontos.

VICE-CAMPEÕES – Com o gol do meia-atacante Marcelo Brozovic, de 28 anos, da Inter de Milão, campeã italiana, a Croácia, vice-campeã do mundo em 2018, venceu a Eslováquia por 1 x 0, no estádio Nacional, na capital Bratislava, mas não deverá confirmar a vaga direta no Mundial 2022. 

GOL BRASILEIRO – Em sua estreia na seleção de Portugal, o meia paraibano Otávio, de 26 anos, do FC Porto, fez de cabeça o segundo gol do amistoso de ontem (4), no estádio Nagyerdei, em Debrecen, segunda maior cidade da Hungria, a 200 km da capital Budapeste, na vitória por 3 x 1 sobre o Catar. Os outros gols foram de André Silva e Bruno Fernandes, e Portugal volta a jogar pelas eliminatórias, terça (7), com o Azerbaijão, no estádio Olímpico da capital Baku.

CRISTIANO RONALDO foi liberado do amistoso com o Catar pela Federação Portuguesa porque não disputará o jogo com o Azerbaijão, suspenso pelo cartão amarelo, ao tirar a camisa para comemorar o gol da virada (2 x 1) sobre a Irlanda. Ele exibiu orgulhoso, ontem (4), o certificado da Fifa do recorde mundial de jogador com mais gols por uma seleção: 111 em 180 jogos. 

JOGO DE INVICTOS – Suíça e Itália fazem jogo de invictos, hoje (5), no estádio São Jacó, na Basileia, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2022. Os italianos vem de surpreendente empate (1 x 1), em casa, com a Bulgária, no estádio Artemio Franchi, em Florença, mas podem igualar a marca de 37 jogos sem derrota, que é da seleção brasileira com Zagallo. Depois de ganhar com brilho a Eurocopa, a seleção italiana não reeditou as boas atuações no jogo com a Bulgária.

Foto: Gazeta Esportiva