O atacante Carlos Vinícius, maranhense de Bom Jesus das Selvas, a 465 km da capital São Luís, 25 anos, 1,90m, artilheiro do campeonato com 15 gols, é o trunfo do Benfica para ser campeão português pela trigésima oitava vez e aumentar para 10 títulos a vantagem sobre o arquirrival Porto, que tem outro artilheiro brasileiro, o paraibano Tiquinho Soares. O campeonato recomeça amanhã (3), sem  publico, após ter sido interrompido na rodada 24, em 8 de março, devido à epidemia do novo coronavírus. Faltando 10 rodadas, o Porto lidera com 60 pontos e o Benfica é vice-líder com 59, ambos com 19 vitórias.

VINÍCIUS DA POSE – Carlos Vinícius está em sua primeira temporada no Benfica, depois de ter sido artilheiro do Rio Ave, em 2018-19, com 14 gols em 20 jogos. Revelado na base do Santos, foi visto no Grêmio Anápolis por um observador português, que o levou ao Napoli e depois ao Mônaco, antes de apresentá-lo em Portugal. Tornou-se ídolo em pouco tempo no Benfica, onde substituiu Jonas, artilheiro do Brasileiro de 2010 pelo Grêmio, e maior artilheiro da história do Benfica, com 137 gols em 173 jogos, entre 2014 e 2019. Pela forma como comemora os gols, cruzando os braços, é tratado pela torcida como Vinícius da pose.

PORTO VISITANTE – O FC Porto é favorito do jogo de amanhã (3) com o Famalicão, sétimo com 37 pontos, mesmo jogando como visitante, no estádio municipal 24 de junho, em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. 28 vezes campeão, o Porto é dirigido por Sergio Conceição, de 45 anos, natural da linda cidade universitária de Coimbra, região central do sempre belo Portugal. Os cronistas portugueses dizem que o Porto não vai demorar a perdê-lo, diante do interesse de outros clubes europeus.

BENFICA MANDANTE – O Benfica recebe o Tondela FC, do distrito de Vizeu, província da Beira Alta, décimo quarto com 6 vitórias, 11 derrotas e saldo menos 10, com 20 gols marcados e 30 sofridos. Mesmo sem poder entrar, os torcedores prometem ir ao estádio da Luz, mantendo a fidelidade ao maior campeão português. O presidente Luis Filipe Vieira, de 70 anos, já confirmou a permanência do técnico Bruno Lage, de 44 anos, independente de ser bicampeão: “Ele está bem alinhado à filosofia do clube e é um grande treinador”.

BOM DIZER – Só o campeão e o vice de Portugal se classificam para a Liga dos Campeões da Europa. O terceiro colocado entra na Liga Europa, vaga que na temporada 2020-2021 está sendo disputada pelo Sporting de Braga, com 46 pontos, e pelo Sporting de Lisboa, com 42. O campeonato começou a ser disputado em 1934-35, com a organização da Federação Portuguesa de Futebol, e em 1995-96 passou ao controle da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Os 18 times disputam turno e returno em pontos corridos. Os dois últimos são rebaixados.

CANDIDATOS – Com 19 derrotas e a defesa mais vazada (47) nos últimos 24 jogos, o lanterna Aves, da Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, não escapará do rebaixamento. O outro candidato à Série B em 2020-21 é o Portimonense, da cidade portuária de Portimão, no belo Algarve, na belíssima região Sul. O Portimonense é penúltimo e tem o pior ataque (16). A última rodada será dia 27 de julho, com Aves x Benfica e Braga x Porto.

Foto: VALERY HACHE/AFP via Getty Images