A CONDECORAÇÃO DE GERMAN CANO foi aprovada ontem (20), por unanimidade, pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O artilheiro do Fluminense receberá o título de Cidadão Honorário do Rio, em data a ser anunciada. A comunidade LGBT, que o atacante apoia, em campanha contra a discriminação no futebol, terá representantes na solenidade.
A HOMENAGEM A CANO é iniciativa do piraiense Gustavo Ferreira, de 39 anos, deputado estadual em terceiro mandato pelo PP, em nome dos tricolores de Piraí, município do Sul do estado, a 90 km da capital, onde seu pai, Arthur Ferreira, de quem herdou o apelido Tutuca, foi três vezes prefeito. Gustavo Tutuca, analista de sistemas, se destaca nas áreas de Educação, Tecnologia e Qualificação Profissional.
CANO está no Brasil desde janeiro de 2020, quando estreou no Vasco e se tornou o segundo estrangeiro com mais gols, 43 em 101 jogos, e o maior goleador estrangeiro do clube no século 21. Campeão argentino em 2007 no Lanús, que o revelou, Cano foi também campeão dos campeões da Concacaf no Pachuca, do México; campeão da Copa Colômbia, e com 129 gols, maior artilheiro do Independiente Medellin.
CANO ganhou a idolatria dos tricolores, ao marcar os três gols que deram ao Fluminense o 32º título carioca em 2022, um ano depois de assinar contrato até dezembro de 2023. Bem-casado com a argentina Rocío, Cano é pai de Lorenzo, nascido na Colômbia, que o inspirou a comemorar os gols com o polegar e o indicador formando a letra inicial do nome do filho, que no próximo 13 de julho completará 4 anos.
DE FAMÍLIA HUMILDE, nascido em Lomas de Zamora, província da Zona Sul de Buenos Aires, German Cano, de 34 anos (2/1/1988), é também muito voltado às causas sociais. Em maio de 2021, distribuiu cestas básicas aos moradores do morro do Tuiuti, que em tupi-guarani significa lamaçal, uma das comunidades mais carentes de São Cristóvão, bairro que se tornou histórico pela residência da família imperial.
AO MARCAR O 1º GOL da vitória do Vasco sobre o Brusque, por 2 x 1, na noite de 27 de junho de 2021, em São Januário, German Cano levantou a bandeirinha de escanteio, com as cores da bandeira LGBT, e no dia seguinte, inseriu um filtro arco-íris em sua foto de perfil nas redes sociais. Em outubro, autografou e mandou a camisa do Vasco para o jogador australiano Josh Cavallo, que assumiu sua homossexualidade.
Foto: Eu Rio