A estreia do Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2020 com o Grêmio, domingo, 9 de agosto, foi marcada ontem (30), pela Confederação Brasileira de Futebol, para as 7 horas da noite, em um campo sem iluminação artificial… Promotora e organizadora do evento, a CBF determinou a mudança do local da estreia do Fluminense, porque as autoridades sanitárias de Porto Alegre não estão autorizando o Grêmio a realizar seus jogos na Arena Grêmio.
SEM REFLETORES – A CBF marcou Grêmio x Fluminense para o Centro de Treinamento Helio Dourado, no município de Eldorado do Sul, criado no século 18, na Estrada do Conde, a 10 km de Porto Alegre. O CT foi inaugurado em 24 de setembro de 2000 e ganhou o nome de Helio Dourado, em homenagem ao presidente do primeiro título brasileiro do clube, em 1981, que morreu de infarto, aos 77 anos, em 1 de agosto de 2017.
SEM ILUMINAÇÃO – O CT do Grêmio tem bom gramado, com dimensões de Copa do Mundo – 105 x 68 -, mas a iluminação ainda está sendo providenciada pelo clube, assim como a reforma da academia e a construção de um hotel quatro estrelas. O CT recebe jogos das divisões de base e em 2018-19 foi sede da etapa brasileira da IberCup, torneio de referência mundial do futebol infantil e juvenil, que teve a participação do Manchester City, PSG, Inter de Milão e Palmeiras.
A ARQUIBANCADA de 1.500 lugares do CT fica ao lado do pavilhão, que ganhou o nome do zagueiro Airton – 1934 – 2012 -, considerado um dos melhores jogadores da história de 116 anos do clube, entre 1954 e 1968, recordista de jogos (601) e de títulos (19), incluídos o pentacampeonato de 56 a 60 e o hexacampeonato de 62 a 67. Airton foi o único zagueiro a dar um lençol em Pelé, no antigo estádio Olímpico, e o lance foi comentado durante muitos anos pelos torcedores gremistas.
ÚLTIMA TENTATIVA – Embora a CBF tenha determinado ontem (30), em documento oficial, a mudança do local de Grêmio x Fluminense, jogo de estreia dos times no Brasileiro 2020, os dirigentes do Grêmio ainda farão hoje (31) a última tentativa para conseguir a aprovação da Arena Grêmio, em nova visita das autoridades sanitárias do município de Porto Alegre. Se não conseguirem, a CBF terá que mudar o horário do jogo do dia 9 de agosto.
Foto: Explosão Tricolor