Foto: Juninho Quixada / esporte.uol.com.br
O Ceará ultrapassou o Vasco e o Botafogo, ao vencer (2 x 1) o Atlético Mineiro, no jogo que completou a rodada 31 do Brasileirão 2018, na noite desta segunda (29), na Arena Castelão, em Fortaleza. O Ceará, com 37 pontos, ultrapassou Vasco e Botafogo, iguais com 35 pontos, 8 vitórias, 11 empates, 12 derrotas, o Vasco em décimo quarto por ter saldo negativo inferior ao do Botafogo (7 a 12), décimo quinto, ambos só 1 ponto à frente da Chapecoense (34), que abre a zona de rebaixamento.
CEARÁ MELHOR – A vitória do Ceará foi justa porque se apresentou melhor que o Atlético Mineiro, que sofreu a nona derrota em 16 jogos fora, a terceira por 2 x 1. Na rebatida forte do zagueiro Iago Maidana, aos 10 minutos, a bola bateu no meia Juninho Quixada e entrou, deixando o goleiro Victor sem ação. Em dois lances, antes do gol, Victor havia feito duas grandes defesas, em chute de Leandro Carvalho aos 36 e em cabeçada de Arthur aos 37.
O ATLÉTICO empatou ainda no primeiro tempo, com o gol do meia-atacante Cazares, aos 38, após duas excelentes tabelas: a primeira com Luan e depois com Ricardo Oliveira. Na saída do goleiro, o equatoriano deu um toque de categoria para fazer o gol. Na volta do intervalo, o atacante Leandro Carvalho marcou o gol da vitória do Ceará, com chute cruzado, aos 15 minutos, sem chance de defesa para o goleiro Victor.
O CEARÁ, do técnico gaúcho Lisca, só voltará a jogar na próxima segunda (5 de novembro), outra vez fechando a rodada, no Recife, com o Sport, antepenúltimo com 33 pontos, igual também em vitórias (9), empates (6), derrotas (16) e no saldo negativo de gols (22) ao Vitória, que é penúltimo por ter feito menos 1 gol (30 a 31) que o Sport. A Chapecoense, que abre o rebaixamento em décimo sétimo, tem 1 ponto a mais (34 a 33) que Sport e Vitória. O último é o já eliminado Paraná (17).
DEPOIS DO JOGO da próxima segunda (5) com o Sport, o Ceará fará os últimos três jogos fora de Fortaleza com Bahia, Fluminense e Atlético Paranaense. Os jogos restantes em Fortaleza serão com Internacional, Paraná e Vasco, na última rodada – domingo, 2 de dezembro -, quando a permanência de ambos na Série A poderá estar sendo decidida.
O VASCO – décimo quarto colocado – fará o próximo jogo sábado (3), com o Fluminense, às 17 horas, no Maracanã, e depois terá mais três jogos em São Januário, com Atlético Paranaense, São Paulo e Palmeiras. Os outros três jogos do Vasco serão fora do Rio com Grêmio, Corinthians e Ceará, na última rodada.
O BOTAFOGO – décimo quinto colocado – fará o próximo jogo domingo (4), com o Corinthians, no estádio Nilton Santos, e terá mais três jogos no Rio, com Flamengo, Internacional e Paraná. Os outros três jogos do Botafogo serão como visitante, com Chapecoense, Santos e Atlético Mineiro, na última rodada (domingo, 2 de dezembro).
310 JOGOS, 696 GOLS – Com a vitória (2 x 1) do Ceará sobre o Atlético Mineiro, a rodada 31 do Brasileirão 2018 – oitava sem 0 x 0 -, terminou com 29 gols. Faltando quatro para 700 gols, a média é de 2.24 gols por jogo, com 696 gols em 310 jogos. Muito equilíbrio entre os ataques mais positivos: Flamengo (49), Palmeiras e Atlético Mineiro (48).
GABRIEL, com 16 gols, tem vantagem de quatro gols sobre o vice-artilheiro Pablo, do Atlético Paranaense, que marcou 12. O atacante do Santos está a dois gols de igualar Jô (ex-Corinthians) e Henrique Dourado (ex-Fluminense), artilheiros do Brasileirão 2017 com 18 gols.
DEFESAS – A menos vazada do Brasileirão 2018 é a do Palmeiras, que em 31 jogos sofreu 20 gols. Três outras defesas também têm se mostrado muito equilibradas, ao sofrerem 23 gols, as do Flamengo, Internacional e Grêmio, que era a menos vazada até sofrer os quatro gols do Sport no jogo do último sábado (27), na Arena Grêmio, em Porto Alegre.
AS PIORES defesas do Brasileirão 2018 são as do Sport, com 53 gols sofridos, e do Vitória com 52. Nesse quesito, a do lanterna Paraná – ataque menos produtivo com 13 gols – é a terceira mais vazada com 50 gols.