Mesmo sem fazer gol, o cearense Everton Cebolinha, de 24 anos, comprado do Grêmio por 20 milhões de euros, fez sua melhor exibição pelo Benfica, com duas boas assistências, na vitória (2 x 0) da noite de ontem (1) sobre o Rio Ave, no estádio da Luz, em Lisboa. Na primeira, o suíço Harris Seferovic, de 29 anos, abriu o placar aos 14 minutos do segundo tempo, após confirmação do VAR, e na segunda, aos 33 minutos, o meia português Pizzi, de 31 anos, marcou de fora da área, com chute forte e colocado.

LONGE DO LÍDER – Em quarto lugar com 42 pontos, o Benfica voltou a vencer, sem convencer, depois de empates com os modestos Moreirense e Farense, mas continua longe do líder Sporting, único invicto, com 55 pontos; a três pontos do Porto, terceiro com 45, e a quatro pontos do vice-líder Braga, com 46, que venceu (2 x 1) fora de casa o Nacional da Madeira. O Sporting tem o artilheiro Pedro Gonçalves, com 14, seguido de Seferovic e dos portistas Mehdi Taremi e Sergio Oliveira, com 9.

INSATISFAÇÃO – A queda de rendimento do Benfica estaria ligada à insatisfação dos jogadores com Jorge Jesus, muito pressionado pelos dirigentes de oposição ao presidente Luis Filipe Vieira, que bancou a contratação do técnico, não aprovada pela maioria do clube. As recentes eliminações da equipe, na fase de grupos da Liga dos Campeões, perdendo para o modesto PAOK da Grécia, e nas oitavas de final da Liga Europa, para o Arsenal de Londres, aumentaram a insatisfação no clube.

ASSISTÊNCIAS – O desempenho de Everton Cebolinha, com duas boas assistências na vitória da noite de ontem (1) sobre o Rio Ave, modesto décimo colocado entre os vinte, com 22 pontos, também ajudou a melhorar a imagem do ex-jogador do Grêmio, muito questionado, por ter custado 20 milhões de euros. Everton e o uruguaio Darwin Nuñez, de 21 anos, comprado por 24 milhões de euros do Almeria, da segunda divisão da Espanha, são os jogadores com mais assistências (6) no campeonato.

LUCAS VERÍSSIMO, zagueiro de 25 anos, comprado do Santos por 6.500 mil euros, está se adaptando bem ao Benfica, assim como o goleiro Helton Leite, de 30 anos, ex-Botafogo, mantido nos últimos sete jogos, em que substituiu o grego Vlachodimos, de 26 anos, titular absoluto desde 2018. O Benfica volta a campo depois de amanhã (4) para o segundo jogo da semifinal da Taça de Portugal com o Estoril, que divide a liderança da Série B com o Feirense.

Foto: Antônio Cotrim/EFE