ROGERIO CENI chega neste domingo (10) em Salvador, contratado pelo Bahia para evitar a volta do time à Série B, que terminou em 3º lugar em 2022, conseguindo o retorno à Série A em 2023. Ceni substitui o português Renato Paiva, que deixou o Bahia em 16º, com 22 pontos, só um ponto a mais que o Santos, primeiro do rebaixamento com 21. A estreia será com o Coritiba, último colocado, 5ª feira (14), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.

O CONHECIMENTO do Grupo City foi importante para que o Bahia contratasse Rogerio Ceni. Pouco antes de encerrar a carreira de goleiro no São Paulo, onde se tornou recordista de jogos (1.237, 978 como capitão e 683 vitórias), ele visitou as instalações do Manchester City e depois fez estágio com o técnico Guardiola. Vencedor, apesar do pouco tempo como técnico, Ceni é visto como um profissional que se encaixa no perfil do Grupo City, que comprou o futebol do Bahia.

ROGERIO CENI está de volta ao futebol do Nordeste, onde foi muito bem-sucedido no Fortaleza, com dois títulos de campeão cearense, o de campeão da Série B e campeão da Copa do Nordeste. Na sequência, ganhou o Campeonato Brasileiro de 2020 e o Campeonato Carioca e a Supercopa do Brasil de 2021 dirigindo o Flamengo, de onde saiu com mágoa, por ter sido demitido durante a madrugada por um simples telefonema.

PORTUGUÊS CRITICA CORINTHIANS E FLAMENGO

O TÉCNICO VITOR PEREIRA, de 55 anos, ex-Corinthians e Flamengo, disse que “é preciso ter estômago para trabalhar no futebol brasileiro”, ao participar de um evento esportivo na noite de ontem (9), no Porto. O treinador português disse também que “o que menos gostei no Brasil foi a falta de educação, que não é da imprensa, especificamente, é de tudo o que envolve o futebol. A emoção passa do limite, e dizem coisas que não estamos preparados para ouvir”.

O TÉCNICO DE PIOR desempenho dos últimos tempos no futebol brasileiro, contratado pela atual diretoria do Flamengo, depois que saiu do Corinthians, enganando o clube de que estava voltando a Portugal pela saúde da sogra, Vitor Pereira conseguiu perder quatro títulos: a Supercopa do Brasil; a Recopa Sul-Americana; o Campeonato Carioca e o Mundial de clubes no Marrocos, em que ficou em 3º lugar, eliminado na semifinal. 

VITOR PEREIRA disse ainda que “os projetos no futebol brasileiro são até a próxima vitória, e mesmo após a vitória, pode tudo ocorrer mal. No futebol brasileiro, se o técnico não conseguir resultados imediatos, acabou o projeto”. Demitido do Flamengo depois de apenas 18 jogos, após quase um ano no Corinthians, Vitor Pereira está desempregado há cinco meses e sem perspectiva de trabalho. Ele disse também ter percebido, além da falta de educação, a falta de cultura dos brasileiros”.

TÉCNICO BRASILEIRO PEDE DESCULPA

O TÉCNICO Paulo Turra, gaúcho de 49 anos, ex-Athletico Paranaense e Santos, pediu desculpa aos torcedores do Vitória de Guimarães, após a derrota de ontem (9) para o visitante Tondela por 1 x 0, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, onde perdeu a classificação para a fase de grupos da Taça da Liga. O Porto ganhou a taça pela primeira vez, ao vencer o Sporting por 2 x 0, na final de 2022-2023, e o Benfica é o maior vencedor com sete títulos.

NO CAMPEONATO, o Vitória de Guimarães é 5º com 9 pontos, 3 vitórias, uma derrota e sem saldo de gol (5 a 5). Em jogo de duas viradas, adiado da 3ª rodada, o visitante Braga subiu ao 7º lugar, com 7 pontos, ao vencer ontem (9) o Moreirense por 3 x 2, no acanhado Estádio Comendador Joaquim de Almeida, de apenas seis mil lugares, em Moreira de Cônegos.

Fotos: Futebol Bahiano e No Ataque