Primeiro time de Londres campeão da Liga dos Campeões em 2012-2013, o Chelsea volta à semifinal depois de sete anos, ao eliminar ontem (13) o Porto, mesmo perdendo por 1 x 0. O adversário deve ser o Real Madrid, maior campeão com treze títulos, que hoje (14), na Inglaterra, pode perder por um gol para o Liverpool, após ganhar (3 x 1) o jogo de ida em Madrid. Em sua última semifinal, em 2013-14, o Chelsea foi eliminado pelo Atletico de Madrid, que perdeu a final para o Real Madrid.

OITO BILHÕES – Seis vezes campeão inglês, a última em 2016-17, o Chelsea acumula em torno de 1 bilhão e 100 milhões de euros, o equivalente a quase 8 bilhões de reais, ao longo das últimas cinco temporadas, com o objetivo de voltar a ganhar o mais importante torneio de clubes do mundo, que só conquistou em 2011-2012, dirigido pelo italiano Roberto di Matteo e tendo como único brasileiro no time o zagueiro paulista David Luiz, hoje no Arsenal, arquirrival londrino.

CAMPO NEUTRO – Devido às restrições sanitárias em Portugal e na Inglaterra, Porto e Chelsea fizeram o primeiro jogo na Arena Juventus, em Turim, e o segundo, ontem (12), no estádio Ramon Sanchez Pizjuan, em Sevilha, no Sul da Espanha. Com a vantagem do empate, por ter ganhado (2 x 0) o jogo de ida, o Chelsea adotou cautela e controlou bem o Porto, que só fez o gol nos acréscimos do segundo tempo, com o atacante iraniano Mehdi Taremi marcando o gol mais bonito da Champions 2021.

HONROU PORTUGAL – Vinte e nove vezes campeão nacional e duas vezes campeão europeu, em 86-87 e 2003-04, o Porto honrou a tradição de ser a equipe mais bem-sucedida nas competições da Europa. O técnico Sergio Conceição elogiou a atuação dos jogadores, ressaltando que “todos se mostraram empenhados e unidos para manter elevado o nome do clube”. O treinador só lamentou ter sido ofendido por Thomas Tuchel, técnico alemão que dirige o Chelsea: “Ele foi muito grosseiro comigo”.

CINCO CARTÕES – Chelsea 0 x 1 Porto foi bem apitado pelo francês Clement Turpin, de 38 anos, árbitro FIFA desde 2010, que em 2016 atuou na Eurocopa de seleções e nos Jogos Olímpicos no Brasil. Ele marcou 34 faltas, 20 do Porto, que teve todos os cinco jogadores advertidos com cartão amarelo: Sergio Oliveira, Corona, Pepe, Luis Diaz e Mehdi Taremi. O Porto acertou mais 50 passes que o Chelsea (390 a 340). O único brasileiro do atual time do Chelsea é o zagueiro Tiago Silva, ex-PSG.

LIVERPOOL x REAL MADRID – O jogo de hoje (14), no estádio Anfield Road, em Liverpool, cidade portuária do Noroeste inglês, será apitado pelo holandês Bjorn Kuipers, de 48 anos, na FIFA desde 2006. Formado em Administração de Empresas, ele é dono de uma rede de supermercados na pequena Oldenzaal, onde nasceu, cidade a 159 km da capital Amsterdam. O Liverpool só perdeu em casa para a Atalanta (2 x 0). O Real Madrid ganhou fora da Inter de Milão (2 x 0) e da Atalanta de Bergamo (1 x 0).

SUSPENSO – O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol suspendeu por 15 dias o técnico Ruben Amorim, lisboeta de 36 anos, do Sporting, por ofensas ao árbitro Rui Costa, depois do encerramento do jogo de domingo (11), em que o líder e único invicto do campeonato, empatou (1 x 1) com o Famalicão, no estádio José Alvalade. Além de não poder ficar na área técnica nos jogos com Farense, Belenenses e Braga, Ruben Amorim terá que pagar multa de 6.735 euros.

Foto: Itatiaia