O atacante chinês Wu Lei, de 28 anos, impediu a vitória do Barcelona no último jogo da noite deste primeiro sábado (4) de 2020, ao marcar o gol de empate (2 x 2) do Espanyol, no estádio Cornellà-El Prat, diante de 33.562 torcedores, em Barcelona. Apesar disso, o Barcelona, igual em pontos (40) ao Real Madrid, é líder pelo saldo de gols (26 a 24).

O MAIS JOVEM – Wu Lei, nascido em 19/11/91, em Nanquim, segunda maior cidade do leste da China, foi o mais jovem a estrear no futebol mundial, aos 14 anos 287 dias, pelo Shanghai, que o vendeu em janeiro de 2019 por 40 milhões de euros para o Espanyol, após marcar 120 gols em 217 jogos.

A VIRADA – O volante catalão David Lopez marcou de cabeça aos 23 o gol do primeiro tempo. Na volta do intervalo, a virada do Barcelona em oito minutos, com os gols de Luis Suarez aos 5 e Arturo Vidal, de cabeça, aos 13O meia holandês De Jong, do Barcelona, foi expulso aos 26, e o chinês Wu Lei marcou o gol de empate do Espanyol aos 43 minutos.

28 FALTAS – O dérbi catalão é sempre muito pegado, e registrou 28 faltas, 17 do Espanyol, que teve dois advertidos com cartão amarelo pelo árbitro Carlos del Cerro Grande. O meia De Jong, de 22 anos, em sua primeira temporada no Barcelona, comprado do Ajax, de Amsterdam, foi expulso pela primeira vez na carreira, após dois cartões amarelos.

LANTERNA – O Espanyol é o último colocado com 11 pontos em 19 rodadas, só venceu 2 jogos, empatou 5 e perdeu 12, além do saldo negativo de 22 gols (14 pró, 36 contra). É o único que ainda não conseguiu vencer em casa no campeonato 2019-2020. Bom lembrar: das 20 equipes, as três últimas são rebaixadas. O Leganés é penúltimo, e o Celta, último.

LIDERANÇA – Barcelona e Real Madrid, 40 pontos, mas o Barcelona tem vantagem de dois gols no saldo (26 a 24), além de mais uma vitória (12 a 11). O campeonato só volta dia 19, após as finais da Supercopa da Espanha e da Copa do Rei. 

REAL MADRID 3 x 0 – Com dois gols de cabeça do zagueiro francês Varane e um gol do meia croata Modric, o Real Madrid venceu (3 x 0) o Getafe, no Coliseum Alfonso Perez, em Getafe, 14 km ao sul de Madrid, onde se localiza uma das bases aéreas mais antigas da Espanha. Vinícius Jr só entrou aos 26 do segundo tempo no lugar de Isco e pouco fez.

ATLÉTICO 2 x 1 – Depois da homenagem dos 59 mil torcedores ao seu ex-lateral Filipe Luis, no estádio Wanda Metropolitano, o Atlético de Madrid venceu (2 x 1) o Levante, com os gols no primeiro tempo. Correa fez 1 x 0, Roger empatou e o zagueiro paulistano Felipe, de 30 anos, ex-Corinthians, marcou de cabeça o gol da vitória.

O ATLÉTICO, do técnico argentino Diego Simeone, ficou a cinco pontos do Barcelona e do Real Madrid (35 a 40), e contou com a atuação notável do goleiro esloveno Jan Oblak, que na próxima terça (7) completará 27 anos. Ele completou neste sábado (4) 333 jogos pelo Atlético de Madrid, desde 2014, quando foi campeão português pelo Benfica.

FILIPE LUIS – Depois de sete temporadas no Atlético de Madrid, o lateral Filipe Luis foi homenageado antes do jogo com o Levante. Os antigos companheiros de time fizeram o pasillo – corredor, em espanhol –, emocionando o jogador. O estádio Wanda Metropolitano recebeu 59 mil torcedores, que aplaudiram muito a homenagem a Felipe Luis.

O LATERAL campeão brasileiro e da Libertadores 2019 levou os torcedores ao delírio quando afirmou: “O Atlético de Madrid é um dos poucos times da Champions a reunir condições de vencer o Liverpool, sem dúvida, hoje, o melhor do mundo”.

Foto: Divulgação