Foto: AP / independent.co.uk 

O Manchester City, do técnico espanhol Josep Guardiola, ganhou (3 x 1) neste domingo (11) o Manchester United, do técnico português José Mourinho, que completou 300 jogos no Campeonato Inglês, firmando-se na liderança com 32 pontos, melhor ataque (36), melhor defesa (5), sexta vitória em seis jogos em casa, além do recorde de trocar 44 passes em 1 minuto e 54 segundos, antes da finalização do meia alemão de origem turca Ilkay Gundogan, que fez o terceiro gol do que pode ser chamado de Fla-Flu inglês, pelo charme do jogo e pela rivalidade das torcidas.

8 EM 14 – Foi a oitava vitória do Manchester City, líder isolado e atual campeão, nos últimos catorze jogos com o Manchester United, dominado na maior parte do jogo, assistido por 55.097 torcedores, lotação máxima do Etihad Stadium, segundo maior estádio inglês depois de Wembley (90 mil lugares). Antes de Guardiola, o City só havia ganho 5 dos 28 dérbis com o United. No confronto dos técnicos, 11 vitórias de Guardiola, 5 de Mourinho e 6 empates, no famoso dérbi de Manchester.

Foto: odiariocarioca.com

OS GOLS – O meia espanhol David Silva, 30 anos, no City desde 2010, marcou o gol do primeiro tempo, aos 12, com pé direito, depois de ajeitar com a canhota, pouco antes da pequena área. Foi seu gol 67 em 361 jogos. Na volta do intervalo, o argentino Sergio Aguero – com o cabelo pintado de branco -, 32 anos, no City desde 2011, fez 2 x 0 logo aos 3 minutos, com chute forte no ângulo. Foi seu gol 209 em 306 jogos.

Foto: Martial / metro.co.uk

PÊNALTI – O gol do Manchester United, aos 13, foi do francês Anthony Martial, 22 anos, em seu jogo 150, convertendo pênalti que sofreu do goleiro Ederson, da seleção brasileira, sem nenhuma reclamação dos jogadores do City ao árbitro Anthony Taylor, que pela primeira vez apitou o dérbi de Manchester. Aos 41, depois de 44 passes trocados em 1 minuto e 54 segundos, Ilkay Gundogan fez 3 x 1, finalizando na pequena área o cruzamento do português Bernardo.

Foto: Ederson / independent.co.uk

BRASILEIROS – O goleiro Ederson e o apoiador Fernandinho participaram do início ao fim. Gabriel Jesus, mesmo com os três gols que marcou na última quarta (7), em seu primeiro hat-trick, nos 6 x 0 sobre o Shahktar, na Liga dos Campeões, ficou na reserva até o fim. Fred, atacante do United, também não saiu do banco. Mostrando evolução, Fernandinho foi bom também no ataque e chutando de fora da área, fundamento raro no jogador que atua no Brasil.

TITE ASSISTIU – O técnico da seleção brasileira estava nas cadeiras do Etihad Stadium e no final foi cumprimentar o técnico Guardiola e conversar com Fernandinho e Gabriel Jesus, convocados para os amistosos que a seleção disputará na Inglaterra, terça (13) com a seleção de Camarões, e sexta (16) com a seleção do Uruguai. Tite deve ter aproveitado bem o clássico de Manchester para aplicar muito do que viu e melhorar o padrão da seleção brasileira.

LIDERANÇA – O Manchester City lidera a Premier League após 12 rodadas, com 32 pontos – 10 vitórias, 2 empates -, dois à frente do Liverpool (30), que ganhou (2 x 0) do Fulham – 30 pontos, 9 vitórias, 3 empates – e quatro a mais que o Chelsea (28) – 8 vitórias, 4 empates -, que ficou no 0 x 0, no Stamford Bridge, em Londres, com o Everton, de Liverpool, com atuação apagada do capixaba Richarlison, ex-Fluminense. O Campeonato Inglês, assim como os demais da Europa, só recomeça dia 24, após os jogos das datas Fifa das seleções.