Reprodução/ Twitter
O Manchester City quebrou a invencibilidade do Liverpool, depois de 17 vitórias e 3 empates, e ficou a quatro pontos (54 a 50) do ainda líder do Campeonato Inglês, na noite desta quinta (3), no Etihad Stadium, em Manchester, cidade industrial de quatro milhões de habitantes, no noroeste do Reino Unido. Detalhe: o argentino Sergio Aguero e o alemão Leroy Sané, autores dos gols, foram os únicos do time vencedor que jogaram de luvas. O alagoano Roberto Firmino, de cabeça, fez o gol do Liverpool.
GOLEIROS BEM – Alisson e Ederson, goleiros da seleção brasileira na Copa do Mundo 2018, não tiveram culpa nos gols e se saíram bem, principalmente nos minutos finais, quando o placar estava definido. Alisson, todo de verde, caiu nos pés de Aguero, aos 36, para evitar o terceiro gol do City, ao mandar a bola a escanteio. Ederson, todo de amarelo, impediu que o egipcio Salah empatasse aos 38 e dois minutos depois fez outra grande defesa em finalização de Stones.
O TROCO – Na temporada passada – 2017-18 -, o Liverpool tirou a invencibilidade do Manchester City, ao impor ao campeão a única derrota (4 x 3), no jogo do turno, no estádio Anfield Road, em Liverpool. Esta noite, na vigésima primeira rodada da temporada 2018-19, o Manchester City deu o troco e impediu que o Liverpool continuasse invicto. Feliz, o técnico espanhol Pep Guardiola resumiu: “Ganhamos do melhor time da Europa, o que valoriza ainda mais a vitória do City”.
19 FALTAS – City 2 x 1 Liverpool registrou 19 faltas marcadas pelo árbitro Anthony Taylor: 12 cometidas pelo City, que teve quatro jogadores advertidos com cartão amarelo (o Liverpool teve dois). Faltou pouco para Pep Guardiola fosse expulso da área técnica, depois de se dirigir ao árbitro reserva para reclamar de uma falta. O árbitro Taylor foi à beira do campo e apenas advertiu o técnico do City.
OS GOLS – O único do primeiro tempo, que Aguero marcou aos 40 minutos, foi com chute forte de pé esquerdo, no ângulo direito de Alisson, que ainda tocou na bola. O atacante argentino finalizou da linha lateral da pequena área. Firmino fez o gol do Liverpool aos 14, de cabeça, na pequena área, após cruzamento do lateral Alexander-Arnold. O da vitória do City, aos 26, foi de Leroy Sané, em chute rasteiro de canhota. A bola ainda tocou na trave esquerda antes de entrar.
SAMBA DE OURO – Roberto Firmino ganhou o troféu Samba de Ouro de 2018, com 21,79% dos votos dos jornalistas europeus, seguido do lateral Marcelo, do Real Madrid, com 20,51%, e do atacante Neymar, do PSG, com 18,67%. O meia Philippe Coutinho, antes de se transferir para o Barcelona, ganhou o prêmio pelo Liverpool em 2015-2016.
QUASE 14 KM – O meia português Bernardo, 24 anos, canhoto, 1,71m, natural de Lisboa e no City desde 2017, foi o que mais correu em campo no jogo desta noite: 13,7 km.
A VÍTIMA – O atacante argentino Sergio Aguero, 30 anos, ambidestro, 1,73m, natural de Buenos Aires e no City desde 2011, completou 314 jogos e 213 gols. Nos últimos sete jogos com o Liverpool, Aguero marcou sete gols com o desta noite. O Liverpool é sua vítima preferida.
SÓ COMEMOROU – Em baixa no City, o atacante Gabriel Jesus apenas comemorou o gol da vitória com o alemão Leroy Sané, correndo para abraçá-lo na beira do campo. O ex-atacante do Palmeiras chegou a tirar o agasalho para entrar nos minutos finais.