Manchester City e Chelsea disputarão sábado (30), às 8 da noite, no estádio do Dragão, no Porto, a nona decisão da Liga dos Campeões com times do mesmo país, terceira entre ingleses, motivados pelos bilionários Mansour Zayed, sheik saudita com fortuna avaliada em 45 bilhões de dólares, que comprou o City em 2008, e Roman Abramovich, magnata russo do petróleo, aço e alumínio, com fortuna calculada em 30 bilhões de dólares, de acordo com a revista Forbes.

SEM PREÇO – Os magnatas abriram o jogo aos elencos e disseram que o título não tem preço. O espanhol Josep Guardiola, de 50 anos, técnico do City, está longe de imaginar quanto ganhará pelo primeiro título, seu e do time que acaba de levar a mais um título inglês. O alemão Thomas Tuchel, de 47 anos, não faz ideia do que entrará em sua conta bancária, se o londrino Chelsea ganhar a Champions pela segunda vez, nove anos após a conquista de 2012.

CREDENCIAIS – O Chelsea chega à final depois de empatar (1 x 1) e vencer (2 x 1), nas semifinais, o Real Madrid, simplesmente o maior campeão europeu com 14 títulos. O City fez semifinais 100%, impondo 2 x 1, de virada, ao PSG, em Paris, e 2 x 0 em Manchester. É a segunda final consecutiva de Tuchel, que em 2020, com o PSG, perdeu em Lisboa para o Bayern Munique. Pep Guardiola ganhou duas vezes a Champions com o Barcelona, em 2009 e 2011.

JOGO 169 – O retrospecto é favorável ao Chelsea, que em 168 jogos ganhou 70 e perdeu 58 para o City, marcando 234 gols e sofrendo 214. Houve 40 empates. A final inglesa no estádio do FC Porto será apitada pelo espanhol Antonio Mateu Lahoz, valenciano de 44 anos, professor de educação fisica, árbitro FIFA há nove anos. Ele se sente honrado em dizer que apitou a abertura dos Jogos Olímpicos 2016, em Brasília, onde Brasil e África do Sul não saíram do 0 x 0.

AS TRÊS – Na primeira final entre ingleses, em 2008, o Chelsea perdeu nos pênaltis (6 x 5) para o Manchester United, depois de 1 x 1 nos 120 minutos. Na segunda, em 2012, o Chelsea ergueu a “orelhuda” como a taça é tratada, ao vencer o Bayern Munique nos pênaltis (4 x 3), após 1 x 1 nos 90 e na prorrogação. Na terceira, o Liverpool venceu (2 x 0) o londrino Tottenham, no belo estádio Wanda Metropolitano, do Atlético de Madrid.

AS FORTUNAS – O russo Roman Abrahomovich, que comprou o Chelsea em 2008, perdeu os pais na infância, em Saratov, pequena cidade a 650 km da capital Moscou. Criado em orfanato, desde a juventude fez fortuna nos negócios e curte bem a vida. Em seu incalculável patrimônio, o iate Eclipse, segundo maior do mundo, avaliado em 500 milhões de dólares. O iate do sheik saudita, dono do City, tem oito andares, três piscinas, ginasio jacuzzi, dois helipontos e cinema.

CONVIDADO – Sergio Conceição, técnico de 46 anos, quase foi para o Napoli. O presidente Pinto da Costa fez uma proposta para que não pensasse duas vezes: cinco milhões de euros por ano, sem impostos, contrato por duas temporadas com o Porto. É o mais bem pago de Portugal, e com o time na Liga dos Campeões 2021-22, o que não acontecerá com o Napoli, quinto no Italiano. Conceição é convidado a assistir City x Chelsea.

CAMPEÃO SAIU – Depois de duas temporadas, Antonio Conte, de 51 anos, saiu da Inter de Milão, que levou ao título após 11 anos. Ele não concordou com a redução salarial de 30% e menos ainda com a venda dos principais jogadores, como queria o chinês dono do clube, para equilibrar as contas, afetadas pela pandemia. Conte pedia 9 milhões de euros, a Inter oferecia 6 milhões e o acerto final ficou, nada mal, em 7.500 mil euros, em depósito de uma só vez.

ZIDANE FORA – Único tricampeão da Liga dos Campeões, Zidane despediu-se dos jogadores do Real Madrid, que respeitou sua decisão. Em nota, o clube destacou: “Mostramos nosso reconhecimento pelo profissional que você é: competente, dedicado e apaixonado pelo clube. Você sai, mas continua no coração do Real Madrid, que será sempre sua casa”. O italiano Massimiliano Allegri, técnico dos mais capazes, está bem cotado, mas há outros nomes em avaliação. 

OUTRA SAÍDA – O ex-atacante Simeone Inzaghi, de 45 anos, deixou a Lazio depois de cinco temporadas. Inzaghi foi artilheiro da equipe romana na temporada 1999-2000. Outra saída é a do bom goleiro Donnaruma, que deixa o Milan sem custo, enquanto o clube investiu 13 milhões de euros em Mike Maignan, francês de 25 anos, que acaba de ganhar o Campeonato Francês no Lille, e será o nono goleiro  estrangeiro do Milan.

SEM MUDANÇA – Além dos três grandes, que manterão seus treinadores – Ruben Amorim no campeão Sporting; Sergio Conceição no vice-campeão Porto, e Jorge Jesus, no Benfica, apesar dos protestos dos torcedores -, o Belenenses, décimo no recém concluído campeonato e sem título desde 1945-46, acertou a renovação de Armando Teixeira, de 44 anos, só conhecido em Portugal pelo apelido de Petit, por ser parecido com o ex-jogador da seleção francesa.

PERDEU MAS FICA – Um dia depois de perder a decisão da Liga Europa nos pênaltis (11 a 10) para o Villarreal, o Manchester United anunciou o acerto da renovação do contrato do técnico norueguês Ole Gunnar Solskjaer, de 48 anos, seu ex-atacante, seis vezes campeão inglês e campeão da Liga dos Campeões. O clube fez questão de ressaltar: “Estamos extremamente satisfeitos com seu trabalho e vamos tentar as quatro contratações que pediu”.

Foto: Torcedores