COM MENOS UM, desde os 41 minutos, quando o atacante carioca Rayan, de 18 anos, foi bem expulso pelo árbitro goiano Wilton Sampaio, ao agredir o lateral-esquerdo argentino Lucas Esquivel, de 22 anos, o Vasco conseguiu classificação heroica às semifinais da Copa do Brasil, ao vencer o Athletico Paranaense por 5 x 4, nos pênaltis, na noite de ontem (11), na Arena da Baixada, em Curitiba. R$1.566.875,00. 34.097 pagantes.
O ATHELTICO devolveu a derrota que sofreu em São Januário por 2 x 1 no jogo da ida, e só não se classificou no tempo normal porque o goleiro Leo Jardim estava em noite inspirada e evitou que o adversário conseguisse a vantagem de que precisava para não ter que decidir nos pênaltis.
OS TRÊS GOLS da noite foram de argentinos e no 1º tempo. O meia Tomás Cuello, de 24 anos, com excelente atuação, abriu o placar aos 25 minutos, e deu assistência para o meia Bruno Zapelli, de 22 anos, fazer 2 x 0 aos 33. Vegetti marcou o gol do Vasco aos 46, quando o time já estava com 10.
SEM SURPRESA, o Athletico voltou do intervalo disposto a decidir sem as cobranças de pênaltis, mas não contava que o Vasco tivesse atuação tão firme, como se não jogasse com menos um. O goleiro Leo Jardim, entre os melhores do Brasil, voltou a se sobressair.
PÊNALTI, diferente do que alguns pensam, nada tem a ver com sorte, é competência, que premia os que repetem as cobranças com acerto. Foi o que fizeram Juan Sforza, Puma, Victor Luis, Mateus Carvalho e Vegetti, convertendo todas as cobranças e classificando o Vasco.
O ATHLETICO tem méritos dos batedores Pablo, Mastriani, Madson e João Cruz, mas o uruguaio Agustin Canobbio não contava com a agilidade e o sexto sentido de Leo Jardim, que o impediu de converter a terceira cobrança. Um salto decisivo de Leo Jardim para classificar o Vasco.
LEO JARDIM, Paulo Henrique (Puma), Maicon, Leo e Lucas Piton (Victor Luis); Hugo Moura (Mateus Carvalho), Juan Sforza e Payet (Emerson); Rayan, Vegetti e David (Leandrinho) – o Vasco do técnico Rafael Paiva, semifinalista da Copa do Brasil com São Paulo ou Atlético Mineiro, que venceu por 1 x 0 no Morumbi e tem a vantagem do empate na noite de hoje (12), em Belo Horizonte.
Fotos: Gabriel Machado/AGIF