Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC
Talvez poucos se lembrem, mas há uma coincidência nesta merecida volta do Fortaleza Esporte Clube à Série A do Campeonato Brasileiro. Em 2004, quando o time foi vice-campeão da Série B, o técnico era um ex-goleiro do São Paulo – Zetti -, como agora em 2018, em que pode ser campeão da Série B, por antecipação, o técnico é outro ex-goleiro do São Paulo – Rogerio Ceni -, que estabeleceu recordes extraordinários com a camisa do tricolor paulista.
HISTÓRICO – Zetti, hoje aos 53 anos, foi goleiro do São Paulo em 432 jogos, entre 1990 e 1997. Depois que parou de jogar decidiu iniciar a carreira de técnico. Não ganhou a Série B em 2004, mas recolocou o Fortaleza na elite com o vice-campeonato. Recorda que em dois anos trabalhou em sete clubes, do Ceará ao Rio Grande do Sul. Ao desistir da carreira, brincou: “Agora, só se for convidado pelo Barcelona ou pelo Real Madrid”.
Zetti não esconde que a decepção foi grande: “Falta planejamento, não há seriedade nem respeito com os profissionais, inclusive com o atraso nos pagamentos. É muito difícil, diria impossível, conviver com essa situação. Não consegui. Parei”. O ex-goleiro fez parte do grupo campeão do mundo na Copa de 94. Começou nos juniores do São Paulo e seguiu como técnico no Paulista (Jundiaí), Atlético Mineiro, Ituano, Juventude e encerrou no Paraná Clube em 2009.
ROGÉRIO CENI – 45 anos. Goleiro-artilheiro recordista mundial com 132 gols: 70 de pênaltis, 61 de faltas, 1 de bola rolando.
O que mais vestiu a camisa de um só clube no mundo em 25 anos consecutivos: 1.237 jogos, 1990 a 2015. Pelé fez 1.116 pelo Santos. O que mais ganhou jogos pelo mesmo time: 605. Jogador mais vezes capitão do mesmo time: 982 jogos. Rogério Ceni classificou o Fortaleza, faltando quatro rodadas, com os 2 x 1 de ontem (3) sobre o Atlético Goianiense.
LIDERANÇA – Depois de oito anos consecutivos na Série C, o Fortaleza teve participação primorosa em 2018, mantendo-se 33 rodadas na liderança e sempre entre os quatro primeiros colocados. Será campeão, por antecipação, na próxima terça (6), se vencer o CSA no Castelão e o Avaí, seu adversário seguinte, não ganhar, em Goiânia, do Atlético Goianiense, a quem o Fortaleza venceu (2 x 1) ontem (3). O último jogo fora será com o Coritiba. E o último da campanha, em Fortaleza, com o Juventude.