A Colômbia se classificou para as quartas de final da Copa América, ao vencer (1 x 0) o Qatar, no primeiro jogo da noite desta quarta (19), com o público mais reduzido dos três jogos realizados no Morumbi. Embora os organizadores tenham anunciado na véspera que 37 mil ingressos haviam sido vendidos, o público pagante foi de 22.079, e a renda de R$5.385.300,00, devido aos preços exorbitantes estabelecidos pela Confederação Sul-Americana de Futebol.

GOL NO FINAL – A Colômbia teve mais presença na maior parte do jogo, principalmente no segundo tempo, mas não finalizou bem. O Qatar, que na estreia conseguiu empatar (2 x 0) com o Paraguai, no Maracanã, depois de estar perdendo de 2 x 0, não teve desempenho satisfatório e pouco criou. O gol único foi do atacante Duvan Zapata, de 28 anos, 1,91m, do Atalanta, de Bergamo, terceiro colocado do Campeonato Italiano 2018-19, à frente da Inter, da Roma e do Milan. Zapata é emprestado pela Sampdoria, de Genova.

PRIMEIRO 1 x 0 – Foi a primeira das cinco vitórias dos nove jogos iniciais da Copa América pelo placar de 1 x 0 e o quinto jogo sem gol no primeiro tempo. A Colômbia termina a primeira fase no próximo domingo (23), na Arena Fonte Nova, em Salvador, com o Paraguai. Os colombianos só ganharam uma vez a Copa América, em 2001. Os jogadores destacam o bom trabalho do técnico português Carlos Queiroz. Segundo Zapata, autor do gol, “um técnico simples e objetivo nas instruções”.

COLÔMBIA – Ospina, Medina (Arias, intervalo), Yerry Mina, Davinson Sanchez e Tesillo; Barrios, Uribe, Cuadrado (Falcao, 18 do segundo tempo) e James; Duvan Zapata e Roger Martinez (Luis Diaz, 29 do segundo tempo). Técnico – Carlos Queiroz.

QATAR – Al-Sheeb, Pedro Correia, Hishan, Salman e Hassan; Madibo, Khoukhi, Al-Haydos (Doozandeh, 37 do segundo tempo) e Hatem (Boudiaf, 20 do segundo tempo); Akram Afif e Almoez Ali. Técnico – Felix Sanchez. A seleção do Qatar continuará disputando amistosos, preparando-se para a Copa do Mundo de 2022, a primeira das 22 da história a ser disputada no Oriente Médio. Em 2020 estará na Copa América, a primeira a ser realizada em dois países: Argentina e Colômbia. Despedindo-se da Copa América 2019, o Qatar jogará domingo (23) com a Argentina, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

CINCO CARTÕES – O árbitro Alexis Herrera, da Venezuela, advertiu quatro qataris com cartão amarelo: o apoiador Madibo, único do primeiro tempo, por falta em Cuadrado, aos 43. E depois do intervalo, o lateral português Pedro Correia, naturalizado, por falta em Barrios, aos 10; o lateral Hassan, por falta em Arias, aos 27, e o atacante Akram Afif, por reclamação, aos 37. O único da Colômbia a receber cartão amarelo foi o meia Uribe, por falta em Pedro Correia, aos 27 minutos.O árbitro marcou pênalti aos três do segundo tempo para a Colômbia, em toque de Salman após chute de Roger Martinez, mas na revisão do VAR entendeu que o zagueiro do Qatar não teve intenção de desviar a bola.

Foto: Divulgação Twitter / Copa América