SÃO OS DIZERES NA CAMISA PRETA, que os jogadores usarão ao entrarem em campo, em todos os jogos da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, que Fortaleza e Vasco abrirão, no único jogo da tarde de amanhã (27), na Arena Castelão. Quando a árbitra paranaense Edina Alves Batista, de 43 anos, recordista de jogos da Série A, apitar para o início do jogo, todos os jogadores se sentarão no gramado, durante trinta segundos, em sinal de apoio à campanha antirracismo.

A MOEDA PARA O SORTEIO entre os capitães, e a bola do jogo, terão inscrição contra o racismo. No telão do estádio, vídeo gravado por jogadores e artistas, com mensagens de apoio à campanha, em decorrência do problema vivido no estádio Mestalla, em Valencia, pelo jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid. Faltam duas rodadas para o final do Campeonato Espanhol, mas a organizadora La Liga não anunciou nenhuma medida antirracista nos estádios.

NO ESPAÇO PUBLICITÁRIO da margem do gramado também serão inseridas mensagens de combate ao racismo. As medidas foram anunciadas só para os jogos de amanhã, domingo e segunda-feira (29), quando Bragantino e Santos completarão a oitava rodada no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, a 90 km da capital de São Paulo. No entanto, é possível que se repitam em outras rodadas. A CBF objetiva eliminar de vez o problema.

A CONFEDERAÇÃO Brasileira de Futebol, promotora do campeonato, anunciou as medidas a serem adotadas neste último fim de semana de maio, em que será disputada a 8ª rodada, por decisão do presidente Ednaldo Rodrigues Gomes. Baiano de 69 anos (27/1/1954), natural de Vitória da Conquista, ele foi presidente da Federação Baiana de Futebol, e eleito em 23 de março de 2022, primeiro presidente negro da história de 108 anos da CBF (24/9/1979, CBD de 1914 a 1979).

O FORTALEZA, 11º com 10 pontos, 2 vitórias, 4 empates, 1 derrota, saldo de 4 gols (10 a 6), disputará o quarto jogo como mandante, depois de 1 x 1 com o Internacional, 4 x 2 no Fluminense e 0 x 0 com o São Paulo. O Vasco, 17º com 6 pontos, 1 vitória, 3 empates, 3 derrotas, saldo negativo de 3 gols (8 a 11), fará o quinto jogo como visitante, depois de 2 x 1 no Atlético Mineiro, 1 x 1 com Fluminense e Coritiba, e 2 x 4 com o São Paulo. Alex Teixeira substituirá Pedro Raul, suspenso.

 Foto: Fred Huber