SE O SANTOS VENCER O AMÉRICA MINEIRO na primeira semifinal, amanhã (21), decidirá a Copa São Paulo de 2022 com Palmeiras ou São Paulo, que farão a outra semifinal, sábado (22), que seria a 23ª final paulista. O Santos tem três títulos, o último em 2014, e o América só foi campeão em 1996. O Palmeiras tenta o 1º título e o São Paulo pode superar o Flamengo, com quatro, e se igualar ao Fluminense e Internacional. O Corinthians é o recordista com 10.

O SÃO PAULO SE CLASSIFICOU com 2 x 1 de virada sobre o Cruzeiro, em jogo que começou com uma hora de atraso e só terminou aos 10 minutos de hoje (20), porque a ambulância teve que levar um torcedor que passou mal ao hospital, e o estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, ficou parcialmente sem iluminação por quase 30 minutos. Ageu fez o gol do Cruzeiro, Maioli empatou, e aos 33 do 2º tempo, Vitinho marcou o gol da virada do São Paulo.

O PALMEIRAS SE CLASSIFICOU ao golear o Oeste por 5 x 2, com Endrick, de 15 anos, marcando gol de bicicleta, de fora da área, aos 13 minutos, quando já estava 2 x 0. A atuação dele repercute em vários jornais europeus e os analistas argentinos da ESPN, chamar o gol de “Antológico”, lembrando um gol de bicicleta que Rivaldo marcou quando jogava no Barcelona. O jornal catalão Sport publica que “o Barcelona fará o impossível para comprá-lo”.

O AMÉRICA MINEIRO eliminou o Botafogo (1 x 0) nas quartas de final e disputará a quarta semifinal de sua história na Copinha, em que tentará o segundo título, 26 anos depois de vencer o Cruzeiro (2 x 1) na final mineira de 1996. O Santos eliminou o Mirassol nos pênaltis (3 x 1), e estará em sua 7ª semifinal, tentando o 4º título, após 2 x 1 no Corinthians, na decisão de 2014, quando foi campeão com 100% de aproveitamento (8 jogos, 8 vitórias).

O SÃO PAULO disputará com o Palmeiras, sábado (22), sua sétima semifinal, tentando chegar à decisão com o vencedor de Santos x América Mineiro. Quatro vezes campeão, a última em 2019, o São Paulo pode repetir em 2022 os 100% de aproveitamento do 2º título, em 2000. Único dos grandes paulistas sem título, o Palmeiras foi eliminado em nove semifinais e só disputou duas decisões, que perdeu (4 x 2) para o Corinthians, em 70, e em 2003 para o Santo André (5 x 3 nos pênaltis, depois de 2 x 2). 

A LIDERANÇA DO FUTEBOL PAULISTA é ampla na Copinha com 30 títulos; o Rio de Janeiro ganhou 10 (5 do Fluminense, 4 do Flamengo, 1 do Vasco; Minas e Rio Grande do Sul, 5 títulos. A final da próxima terça (25), dia do aniversário de 468 anos de São Paulo, ainda não tem local definido pela Federação Paulista de Futebol. O estádio municipal do Pacaembu está passando por uma grande reforma.

Foto: Reprodução / Léo Sguaçabia / Paulistão