O atacante sul-coreano Son Heung-min, de 26 anos, 1,83m, marcou o primeiro gol e foi o destaque do Tottenham, que praticamente garantiu a classificação às quartas de final da Liga dos Campeões, ao vencer (3 x 0) o Borussia Dortmund, líder do atual Campeonato Alemão, na noite desta quarta (13), no estádio de Wembley, nos arredores de Londres. Son fez o gol logo no primeiro minuto do segundo tempo, após o cruzamento do lateral belga Jan Vertonghen, de 31 anos.
Nos últimos 12 jogos, Son marcou 11 gols pelo Tottenham, terceiro colocado do atual Campeonato Inglês. Ele está no clube de Londres desde 2005 e completou 122 jogos com 63 gols. Muito elogiado pelo técnico argentino Maurício Pochettino, de 46 anos, em sua quinta temporada na direção da equipe inglesa, Son é um jogador diferenciado: treina mesmo nas folgas, aprimora os fundos de dribles, cruzamentos e finalizações, além de ter muito cuidado com a alimentação.
EM QUATRO MINUTOS – Depois de não ter feito bom primeiro tempo e até de ter sido dominado pelo Borussia Dortmund, o Tottenham voltou bem melhor após o intervalo e o gol logo no minuto inicial deu mais tranquilidade e ânimo ao time, que contou com o apoio da lotação completa de 90 mil torcedores no moderno estádio de Wembley, o maior do Reino Unido e segundo maior da Europa, de vez que o Camp Nou do Barcelona recebe 95 mil espectadores. O segundo gol foi do belga Jan Vertonghen aos 37, e o terceiro do espanhol Fernando Llorente, de cabeça, após escanteio do meia dinamarquês Eriksen, aos 41, quatro minutos após substituir o brasileiro Lucas Moura.
SEM O ARTILHEIRO – Em recuperação de lesões musculares, os atacantes ingleses Dele Ali e Harry Kane – artilheiro da Copa do Mundo de 2018 – não puderam atuar. O goleiro francês Hugo Lloris, campeão do mundo, teve trabalho no primeiro tempo, quando os alemães pressionaram, mas ele saiu bem com boas defesas.
SÓ DOIS CARTÕES – Atuação muito tranquila a do árbitro espanhol Antonio Mateu Lahoz, de 41 anos, professor de Educação Física, do quadro da Fifa desde 2011 e um dos bons dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Lahoz é do colegiado de árbitros de Valencia e no jogo desta noite só apitou 18 faltas (5 do Borussia), e aplicou dois amarelos, para Delaney, por falta em Son, aos 8, e três minutos depois para o lateral Aurier, por desviar a bola com o braço.
O JOGO DE VOLTA será no dia 5 de março, no Signal Iduna Park, em Dortmund, onde o Borussia terá que ganhar de 4 x 0 para se classificar. Se fizer 3 x 0 decide nos pênaltis. A situação do Tottenham é muito confortável porque o time pode perder por diferença de até dois gols para conseguir a classificação, após os 3 x 0 desta noite em Londres.
Fotos: Metro , Evening Standard e site oficial do Tottenham