Foto: site torcedores.com

Vinte anos depois de terem decidido em três jogos o Campeonato Brasileiro de 1998, cinco anos antes de passar a ser disputado por pontos corridos, Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na noite desta quarta (17), na Arena Corinthians, no jogo final da Copa do Brasil, em que só o campeão terá vaga na fase de grupos da Libertadores 2019 e ganhará o prêmio recorde de 64 milhões de reais, o mais alto ao vencedor do segundo maior torneio de clubes do país.

DESEMPATE – Na decisão do Campeonato Brasileiro de 1998, única que disputaram até hoje, houve dois empates: 2 x 2 no Mineirão e 1 x 1 no Morumbi, o que obrigou Corinthians e Cruzeiro a disputarem o terceiro jogo, também no Morumbi, em 23 de dezembro. O Corinthians ganhou (2 x 0) com os gols de Edilson e Marcelinho, em jogo apitado pelo gaúcho Carlos Eugênio Simon, hoje comentarista de arbitragem dos canais Fox Sports, e com 57.230 pagantes. Vanderlei Luxemburgo era o técnico do Corinthians. Levir Culpi, o do Cruzeiro.

Foto: Washington Alves/LightPress

VANTAGEM – O Cruzeiro venceu (1 x 0, gol de Tiago Neves) o jogo de ida no Mineirão e terá a vantagem do empate para ser campeão pela sexta vez da Copa do Brasil, tornando-se o maior ganhador do torneio, deixando o Grêmio em segundo com cinco títulos. O Cruzeiro está na decisão pelo segundo ano consecutivo e em 2017 foi campeão nos pênaltis, após dois empates com o Flamengo, no Maracanã e no Mineirão.

PÊNALTIS – A única hipótese de a Copa do Brasil ser decidida nos pênaltis, na noite desta quarta (17), é a vitória do Corinthians, de vez que, pelo 1 x 0 no jogo em Belo Horizonte, o Cruzeiro tem a vantagem do empate. Na decisão não vale o gol fora de casa nem diferença de gols. Corinthians x Cruzeiro, na Arena Corinthians, no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, será apitado por Wagner Magalhães, da Federação do Rio de Janeiro.

ESTATÍSTICA – Os números do retrospecto são bem favoráveis ao Corinthians, que ganhou 38 dos 86 jogos, enquanto o Cruzeiro venceu 27 e houve 21 empates. Na Copa do Brasil, há equilíbrio, com uma vitória a mais do Corinthians (5 a 4) e 2 empates. Na Arena Corinthians, os times se enfrentarão pela sexta vez e o Cruzeiro tem o desafio de ganhar pela primeira vez, após quatro vitórias do Corinthians e um empate.

Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

 

CORINTHIANS – Cassio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Douglas, Jadson e Mateus Vital; Romero e Clayson. O técnico carioca Jair Ventura ficou de confirmar a escalação uma hora antes do jogo, admitindo que Pedrinho pode iniciar, o que o levaria a deixar Clayson na reserva.

 

CRUZEIRO – Fabio, Lucas Romero, Léo, Dedé e Edilson; Henrique, Ariel Cabral, Robinho e Tiago Neves; Rafinha e Barcos. Sem o lateral-esquerdo Egídio, suspenso, o técnico gaúcho Mano Menezes ficou de confirmar, uma hora antes do jogo, ao anunciar a escalação oficial, o deslocamento de Edilson para a lateral-esquerda.

Foto: Divulgação

LAMBORGHINI – Antes do jogo e no intervalo, Elettra Lamborghini, 24 anos, atriz italiana, abertamente bissexual, fará show na Arena Corinthians. Sucesso na televisão com o reality show Super Shore, exibido na MTV da Itália, Espanha e França, ela é neta de Ferruccio Lamborghini, fabricante mundialmente conhecido de automóveis e tratores. Elettra já posou nua na edição italiana da Playboy, e disse à revista Interviú: “Gosto de meninos e meninas”.