O CORINTHIANS ELIMINOU O BOCA NOS PÊNALTIS (6 a 5), depois do segundo 0 x 0, na noite de ontem (5), na Argentina, e fará no próximo domingo (10), em São Paulo, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, uma prévia das quartas de final da Libertadores com o Flamengo, favorito absoluto do jogo da noite de hoje (6) no Maracanã com o Tolima, após vencer por 1 x 0 na Colômbia. 

ROGER GUEDES, DO CORINTHIANS, perdeu pênalti no jogo de ida, na Arena Corinthians, e Dario Benedetto, do Boca, perdeu pênalti na noite de ontem (5), no estádio da Bombonera. Os dois jogos em 0 x 0 mantiveram a tradição dos confrontos em que nenhum visitante conseguiu vencer nos 90 minutos. A vaga foi decidida em 16 pênaltis, e os goleiros Agustin Rossi e Cassio defenderam duas cobranças.

O BOCA TEVE DOMÍNIO QUASE TOTAL, e o Corinthians, muito desfalcado, limitou-se aos contra-ataques, mas soube se defender bem, neutralizando os ataques do Boca, pouco competente nas finalizações. Cassio defendeu as cobranças de pênalti de Villa e Ramirez, e Agustin Rossi defendeu as de Raul Gustavo e Bruno Mello. Converteram os seis pênaltis, Fábio Santos, Cantillo, Roger Guedes, Roni, Lucas Piton e Gil.

CASSIO, Rafael Ramos (Bruno Mendez), João Victor (Gil), Raul Gustavo e Fabio Santos; Lucas Piton, Du Queiroz (Roni), Cantillo (Bruno Mello) e Giuliano; Gustavo Mantuan (Giovane) e Roger Guedes, os 16 que classificaram o Corinthians para as quartas de final da Libertadores 2022. O técnico português Vítor Pereira beijou a medalha de Nossa Senhora de Fátima, que usa no terço, antes e depois das cobranças dos pênaltis.

CORINTHIANS E FLAMENGO já se enfrentaram quatro vezes pela Libertadores, com duas vitórias do Flamengo, uma vitória do Corinthians e um empate. No próximo domingo, completarão 110 jogos, com vantagem do Flamengo de 48 a 41 vitórias, e 21 empates. No Campeonato Brasileiro, 29 vitórias do Flamengo, 24 do Corinthians e 18 empates, mas, nos jogos em São Paulo, o Corinthians venceu 14, o Flamengo, 10, e 10 empates.

O GOLEIRO CASSIO, gaúcho de 35 anos, defende o Corinthians desde 2 de fevereiro de 2022, e completará 600 jogos no próximo domingo (10), no jogo da 16ª rodada do Brasileiro com o Flamengo. Mais do que ele, só o lateral Vladimir, recordista com 806 jogos; o meia Luisinho, dos anos 50, com 606, e o goleiro Ronaldo, com 602. Os torcedores querem que Cassio seja “canonizado” pelo Corinthians.

AO DEFENDER DOIS PÊNALTIS na noite de ontem (5), em Buenos Aires, ao completar 599 jogos, Cassio conseguiu a 10ª classificação do Corinthians em 14 disputas de pênaltis. Ele ganhou todos os títulos – campeão paulista, brasileiro, sul-americano e mundial de clubes – com a camisa do Corinthians. Só lhe falta um título para igualar o ex-meia Marcelinho Carioca, recordista com 10.

                                            FURACÃO SE CLASSIFICA NO PARAGUAI

O ATHLETICO PARANAENSE, do técnico gaúcho Luiz Felipe Scolari, empatou em 1 x 1 com o Libertad, do Paraguai, na noite de ontem (5), no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, e espera o vencedor de Estudiantes de La Plata x Fortaleza, que decidirão a vaga na Argentina, após 1 x 1 no Castelão, para os confrontos das quartas de final da Libertadores.

O ATHLETICO havia vencido o jogo de ida na Arena da Baixada, em Curitiba, por 2 x 1, e perdia até os 45 minutos do 2º tempo da noite de ontem (5), quando o atacante Rômulo fez o gol de empate, que valeu a classificação, aos 48 minutos, aproveitando o rebote do goleiro uruguaio Martin Silva, que também brilhou no Vasco. Rômulo entrou aos 31 do 2º tempo no lugar de Vitor Roque, o mais jovem do time.

O GOL DO LIBERTAD, AOS 49 DO 1º tempo, foi do atacante Roque Santa Cruz, ídolo da torcida paraguaia, por grandes atuações na seleção. A um mês de completar 41 anos, ele se tornou o mais velho a marcar na fase eliminatória da Libertadores, superando o meia Nenê, hoje no Vasco, que aos 39 anos 359 dias, fez gol no 2 x 0 do Fluminense no Cerro Porteño, em 13 de julho de 2021, no Paraguai.

Foto: Meu Timão / Luis Robayo / Getty Images