Vinte anos depois de decidirem a Copa São Paulo de 1999, Corinthians e Vasco voltam a se enfrentar amanhã (22), desta vez tentando a vaga para a final da próxima sexta (25), no Pacaembu, onde será conhecido o campeão da histórica edição 50 do maior torneio sub-20 de clubes do futebol brasileiro. Corinthians ou Vasco decidirá com Guarani ou São Paulo.

ARENA BARUERI – Localizada a 26 km da Praça da Sé – marco zero da capital paulista -, a bela Arena Barueri é um dos orgulhos da engenharia brasileira. Inaugurada em 26 de maio de 2007, com a virada (2 x 1) do Grêmio Barueri sobre o Criciúma, do sul de Santa Catarina, tem 31.452 lugares. Nos 36 camarotes climatizados, com 420 confortáveis assentos e o mais completo serviço de bar, todos dispõem de aparelhos de TV de plasma. Também climatizadas são as 24 cabines de rádio e as 13 de televisão.

Foto blogdoedmarferreira.blogspot.com

ALEGRIA E ORGULHO – Ao mesmo tempo em que se sentem alegres em comentar, os frequentadores da Arena Barueri mostram-se orgulhosos, ao dizer que nunca foi registrado nenhum incidente que comprometesse a história da educação dos habitantes do município. Mesmo nos clássicos mais apaixonantes e de muita rivalidade, a Arena Barueri nunca precisou reforçar o alambrado que separa os setores inferiores do gramado. Jamais houve alguma invasão de campo.

UM NOVO RECORDE – Na história de doze anos da Arena Barueri, o recorde de público foi no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil de 2012, em que o Palmeiras venceu (2 x 0) o Coritiba, diante de 28.557 pagantes. É possível que o Corinthians x Vasco de amanhã (22), com ingressos a preços baixos – R$20 e R$40 -, seja estabelecido um novo recorde. A procura dos torcedores é muito grande, mas a Prefeitura de Barueri, que cobra aluguel de baixo custo, põe a segurança em primeiro lugar.

GOL 10 MIL – Mesmo sem registrar recorde de público, um dos eventos marcantes da história da Arena Barueri foi em 14 de março de 2007, quando as obras estavam parcialmente concluídas. O Corinthians jogou com o Santo André pelo Campeonato Paulista e o atacante Dentinho fez o gol da vitória (2 x 1). Foi o histórico gol 10 mil do Corinthians!

GOL 100 – Quatro anos depois, outra marca histórica na Arena Barueri. Em 27 de março de 2011, o São Paulo quebrou um tabu de 11 anos sem ganhar do Corinthians, e voltou a vencer o clássico (2 x 1), com exibição primorosa, e o gol da vitória, de falta, de Rogerio Ceni. O gol 100 da carreira do maior goleiro-artilheiro da história do futebol mundial.