Foto: Massimo Pinca/Reuters
Cristiano Ronaldo passou a dividir a artilharia do Campeonato Italiano com o polonês Piatek, do Genoa, com 9 gols, ao marcar o primeiro da décima segunda vitória da Juventus, única equipe invicta, nos 2 x 0 deste último sábado (24) de novembro sobre o Spal, da cidade de Ferrara, na Allianz Arena, em Turim, norte da Itália. O nono gol do artilheiro português de 33 anos, em sua primeira temporada italiana, foi aos 29 do primeiro tempo, completando de canhota o cruzamento do lateral-direito De Sciglio.
A Juventus chegou aos 37 pontos em 13 rodadas – 12 vitórias e 1 empate -, ataque mais positivo com 28 gols, média de 2.15 gols por jogo, e a defesa menos vazada com oito gols. O segundo gol, aos 15 do segundo tempo, foi de Mario Mandzukic, 32 anos, vice-campeão do mundo em 2018 com a seleção da Croácia, que marcou o gol 41 gols em 145 jogos pela Juventus, que defende desde 2015. Ele aproveitou o rebote do goleiro, após chute do brasileiro Douglas Costa.
JUVENTUS – O único time invicto do Campeonato Italiano, dirigido pelo técnico Massimiliano Allegri, teve Mattia Perin, De Sciglio, Bonucci, Rugani e Alex Sandro (Giorgio Chiellini, 39 do segundo tempo); Pjanic, Betancur e Douglas Costa (Matuidi, 25 do segundo tempo); Juan Cuadrado, Cristiano Ronaldo e Mandzukic. Giorgio Chiellini, 34 anos, é agora o quinto com mais jogos pela Juventus (483), que defende desde 2005.
MATTIA PERIN – O goleiro de 26 anos, 1,94m, comprado em junho do Pescara por 12 milhões de euros, fez apenas o segundo jogo como titular. Ele passou pelas cinco categorias de base da seleção italiana – da sub-17 à sub-21 – e foi o terceiro goleiro da Itália na Copa de 2014 no Brasil, reserva de Gianluigi Buffon, hoje no PSG, e Salvatore Sirigui. Fez poucas, mas boas defesas na vitória deste sábado.
MARCA VERMELHA – Todos os jogadores da Juventus e do Spal de Ferrara usaram marca vermelha no rosto, em apoio à campanha antiviolência contra a mulher. Cristiano Ronaldo apontou para o rosto e mandou um beijo para a noiva espanhola, que estava na tribuna. O atacante português perdeu a chance de se isolar na artilharia, ao chutar fora, sem goleiro, o rebote da bola na trave do brasileiro Douglas Costa.
ESTREANTE – Juventus 2 x 0 Spal foi apitado por Federico La Penna, 36 anos, nascido em Roma (7/8/83), árbitro desde 2000, mas estreante na Série A na atual temporada 2018-19. Dos quatro amarelos que mostrou, só um foi para jogador da Juventus, o meia uruguaio Betancur. O zagueiro polonês Cionek e o italiano Schiattarella receberam cartão por falta dura em Cristiano Ronaldo.
BRASILEIRO – No time do Spal de Ferrara, o atacante paulista de Guaratinguetá, Felipe Anderson, que nunca jogou em time brasileiro e vive desde 2002 na Itália, com passagens em cinco equipes: Udinese, Fiorentina, Parma, Inter de Milão e agora o Spal, que tem outro jogador que nunca atuou em time de seu país, o goleiro Alfred Gomis, 25 anos, 1,96m, que joga na Itália desde 2013. Ele foi o terceiro goleiro da seleção de Senegal na Copa do Mundo de 2018 na Rússia.