Foto: site record.pt
Ao igualar o recorde que o atacante galês John Charles estabeleceu em 1957-58, como primeiro estrangeiro a fazer 10 gols em sua primeira temporada pela Juventus, Cristiano Ronaldo isolou-se na artilharia do Campeonato Italiano 2018-2019, com 10 gols em 14 rodadas, ao marcar o terceiro dos 3 x 0 sobre a Fiorentina, na noite deste primeiro sábado (1) de dezembro, no estádio Artemio Franchi, em Florença, na bela região da Toscana. Foi a décima terceira vitória em catorze jogos do líder invicto.
AMARELO – Cristiano Ronaldo tentou o gol desde o início, mas sempre parando em grandes defesas do jovem goleiro africano Alban Lafont, 19 anos, 1,93m, nascido em Burkina Faso e comprado por 8 milhões de euros do Toulouse (França), onde se destacou em 106 jogos de 2016 a julho de 2018. Até que aos 33 do segundo tempo, o meia suíço Edimilson Fernandes cometeu pênalti com a mão e Cristiano Ronaldo soltou a bomba para fazer 3 x 0. E não se conteve: deu um bico na bola para bem longe e recebeu o cartão amarelo do árbitro italiano Daniele Orsato.
BETANCUR, meio-campo uruguaio de 21 anos, havia feito 1 x 0 em bonita jogada individual aos 31 minutos, após escapar de três marcadores. Rodrigo Betancur foi do Boca, campeão argentino, e está na Juventus desde 2017, quando participou da campanha do sétimo título italiano consecutivo. Betancur foi o segundo da Juventus advertido com cartão amarelo no jogo. O segundo gol, aos 24, foi do zagueiro Giorgio Chiellini, com passe de cabeça do meia colombiano Juan Cuadrado.
OS LÍDERES – Szczesny, João Cancelo, Chiellini, Bonucci e De Sciglio; Betancur, Matuidi, Juan Cuadrado (Douglas Costa, 38 do segundo tempo) e Dybala; Cristiano Ronaldo (Bernardeschi, 35 do segundo tempo) e Mario Mandzukic (Kean, 42 do segundo tempo). A Juventus – líder invicta com 40 pontos – 13 vitórias, 1 empate – tem o ataque mais positivo (31) e a defesa menos vazada (8), sob o comando do técnico Massimiliano Allegri. O próximo jogo será sábado (7), em Turim, com a Inter de Milão.
BRASILEIROS – Na Juventus, Douglas Costa só entrou aos 38 do segundo tempo, substituindo o colombiano Juan Cuadrado. O lateral-esquerdo Alex Sandro não jogou. Na Fiorentina, em décimo com 18 pontos – 4 vitórias, 6 empates, 4 derrotas -, o zagueiro Vítor Hugo, ex-Palmeiras, e o meia Gerson, ex-Fluminense, tiveram atuação discreta. Gerson foi substituído aos 35 do segundo tempo pelo francês Théréaux. A Fiorentina é dirigida pelo técnico italiano Stefano Pioli.
GIGANTE GENTIL – O galês William John Charles – 27/12/31 – 21/2/2004 -, 1,95m, ganhou o apelido de Gigante gentil por ter jogador vinte anos sem nenhuma advertência ou expulsão. É lembrado em Turim como o melhor jogador britânico da história do Campeonato Italiano, em que marcou 93 gols em 150 jogos pela Juventus, que tinha dois outros notáveis: o meia argentino Omar Sívori e o atacante italiano Giampiero Boniperti. John Charles só foi superado como o estrangeiro com mais gols pela Juventus, pelos franceses David Trezeguet (171, entre 2000 e 2010) e Michel Platini (103, entre 1982 e 1987).
AS 14 RODADAS INICIAIS mostram a Juventus cada vez mais favorita a expandir o recorde de sete campeonatos consecutivos. A arrancada do time é impressionante, ainda que o campeonato tenha muitos jogos pela frente, na direção do oitavo título, que seria a ampliação do recorde, já alcançado, de vez que nenhum time na história do Campeonato Italiano ganhou sete temporadas consecutivas.
A JUVENTUS, com 40 pontos, pode terminar a décima quarta rodada com a vantagem ampliada sobre o vice-lider, desde que o Napoli – do meio-campo carioca Allan, revelado no Vasco -, com 29 pontos, não ganhe o jogo de encerramento da rodada, segunda-feira (3), na cidade de Bergamo, com o Atalanta, nono colocado com 18 pontos.