Ao correr na direção da linha lateral para evitar que a bola saísse, Cristiano Ronaldo sentiu uma dor muito forte na perna direita, caiu em campo, tirou a braçadeira de capitão e pediu para ser substituído, aos 28 minutos do primeiro tempo do jogo da noite desta segunda (25), em que Portugal empatou pela segunda vez consecutiva nas eliminatórias da Eurocopa 2020, hoje com a Sérvia (1 x 1), depois do 0 x 0 na estreia, também no estádio da Luz, do Benfica, com a Ucrânia.

EXPECTATIVA – Cristiano Ronaldo foi substituído aos 30 minutos pelo meia-atacante Pizzi, de 29 anos, que joga no Benfica. Os médicos da seleção portuguesa examinaram o atacante ainda no vestiário, para onde foi levado de maca, mas a extensão do problema muscular só poderá ser avaliada na manhã seguinte (terça, 26). A preocupação maior agora passa a ser da Juventus, que disputará com o Ajax, campeão da Holanda, o primeiro jogo das quartas de final da Liga dos Campeões no dia 14 de abril. Bom dizer: é o primeiro problema muscular sofrido pelo atacante português desde 2015-2016, quando ainda era do Real Madrid.

COMPLICADO – O segundo empate em casa, só com um gol marcado e zero de saldo, complicou a situação de Portugal – campeão da última Eurocopa em 2016, ao derrotar (1 x 0) a França na final -, que caiu para o terceiro lugar no Grupo B, com 2 pontos, atrás de Luxemburgo (3) e Ucrânia (4)No outro jogo desta segunda (25), a Ucrânia ganhou (2 x 1) de Luxemburgo. Portugal só está à frente da Sérvia (1 ponto) e da Lituânia, que ainda não pontuou.

PÊNALTI E EMPATE – O gol da Sérvia foi de pênalti, do goleiro Rui Patrício no meia Gacinovic, convertido aos sete minutos pelo meia Dusan Tadic, de 30 anos, que joga no Ajax. Portugal empatou aos 41 com um belíssimo gol do apoiador Danilo Pereira, de 27 anos, do FC Porto. Ele avançou com a bola dominada desde o meio do campo e finalizou bem antes da entrada da área, no ângulo, levando os torcedores ao delírio no estádio da Luz.No segundo tempo, aos 31 minutos, um lance confuso. O árbitro polonês Szymon Marciniak, de 38 anos, marcou um pênalti para Portugal, em toque do lateral Rukavina. O assistente acenou e depois de conversarem, o árbitro não confirmou o pênalti porque o assistente disse ter assinalado antes impedimento do meia português Bernardo.

ESTREIA DE MARANHENSE – O atacante Dyego Souza, de 29 anos, revelado no Moto Clube, de São Luis, de onde saiu em 2010 para jogar no Leixões e atualmente é do Sporting de Braga, estreou na seleção portuguesa. Com a saída de Cristiano Ronaldo, seu desempenho caiu de rendimento, o que também afetou o restante da equipe comandada pelo técnico Fernando Santos. Portugal – Rui Patrício, João Cancelo, Pepe, Ruben Dias e Raphael Guerreiro; Danilo Pereira, William Carvalho, Bernardo e Rafa Silva (Gonçalo Guedes); Cristiano Ronaldo (Pizzi) e Dyego Souza (André Silva).

As eliminatórias da Eurocopa 2020 recomeçarão em setembro e o primeiro jogo de Portugal será de novo com a Sérvia, desta vez em Belgrado, onde o estádio do Estrela Vermelha, da capital sérvia, com capacidade para 55.038 espectadores, é chamado de Maracanã.