A União Europeia de Futebol anunciou na tarde desta quinta (20) que Cristiano Ronaldo será julgado na próxima quinta (27), em Nyon, na Suíça, por sua primeira expulsão de campo na história da Liga dos Campeões. O atacante português de 33 anos, que fazia apenas o quinto jogo pela Juventus – o primeiro pela Liga – foi expulso aos 29 do primeiro tempo do jogo de ontem (20), com o Valencia, no estádio Mestalla, pelo árbitro alemão Felix Brych. Ronaldo recebeu o cartão vermelho por ter puxado o zagueiro colombiano Jeison Murillo, pelos cabelos, depois de derrubá-lo, conforme relato do árbitro assistente.

SEM PREVISÃO – De acordo com o artigo 50 do regulamento da União Europeia de Futebol, o tribunal tem direito de aumentar a pena de um jogo automático de suspensão. A decisão é unilateral porque o clube, no caso a Juventus, não pode apresentar defesa, muito menos chega a ter validade o relato do árbitro na súmula. Cristiano Ronaldo não disputará o jogo da segunda rodada da Liga dos Campeões, Juventus x Young Boys (Suíça), dia 2 de outubro, em Turim.

MANCHESTER – A expectativa agora fica por conta da possível volta do atacante a Manchester, cidade de quatro milhões de habitantes, no noroeste da Inglaterra, onde jogou de 2003 a 2009 pelo Manchester United, marcando 118 gols em 292 jogos e ganhando a Taça da Inglaterra de 2003-04; o tricampeonato inglês 2006-07-08; o Mundial de clubes 2007-08; o primeiro dos cinco prêmios de melhor jogador do mundo; a Chuteira de Ouro e a Bola de Ouro da revista France Football.

GRANDE SALTO – A transferência de Cristiano Ronaldo do Sporting de Lisboa, seu primeiro time – 2001 a 2003, 31 jogos, 5 gols -, onde só ganhou uma Taça de Portugal, para o Manchester United, por 80 milhões de libras – moeda mais valorizada do mundo -, transferência mais cara até então, foi o primeiro grande salto. Sua contratação foi pedida pelos jogadores do time inglês ao técnico Alex Fergusson, no voo de volta à Inglaterra, após o jogo em Lisboa com o Sporting.

MAIS BEM PAGO – Aos 18 anos e com salário de um milhão de euros, Cristiano Ronaldo tornou-se o mais bem pago do planeta, conforme matéria da revista Forbes, especializada em Economia. Foi contratado para substituir o inglês David Beckham, que saiu do Manchester United para o Real Madrid, que em 11 de junho de 2009 pagou o recorde de 94 milhões de euros para tê-lo com a mais elevada transação da época.

NOVOS RECORDES – Dois anos após chegar ao Real Madrid, Cristiano Ronaldo começou a estabelecer recordes. Marcou 53 gols, superando os 49 do húngaro Ferenc Puskás, e logo a seguir aumentou o recorde para 40 gols, dois a mais que Telmo Zarra, do Atlético de Bilbao, que detinha a marca desde o Campeonato Espanhol de 1950-51. No Real Madrid, o astro português ganhou dois campeonatos e duas Copas do Rei; quatro Ligas de Campeões e o Mundial de clubes. E deixou a marca de 450 gols em 438 jogos pelo clube, entre 2009 e 2018, quando saiu para a Juventus de Turim.

HISTÓRICO – A pequena Nyon, fundada pelos romanos 44 anos antes de Cristo, está a 25 km de Genebra, localizada em La Côte (A Costa, em francês), à margem de um dos lagos mais lindos do mundo. É a mais importante colônia romana na Suíça, com um fórum, uma basílica e um anfiteatro. O Castelo de Nyon, próximo ao porto, abriga obras de arte feitas em porcelana desde o século 18.  Nyon também promove em julho o maior festival anual de música ao ar livre da Suíça e é a cidade-sede da União Europeia de Futebol.

Foto: site gola.com