A Juventus confia no retrospecto de nunca ter perdido em Turim para time francês – 9 vitórias, 3 empates – e Cristiano Ronaldo só pensa em eliminar o Lyon no jogo de hoje (7), no Allianz Stadium, para disputar as quartas de final da Champions com o Manchester City ou com o seu ex-Real Madrid. Foi precisamente para voltar a ser campeã do maior torneio de clubes europeus, que a equipe recordista italiana de títulos, com nove consecutivos, contratou o artilheiro português em 2018.

DOIS GOLS – No jogo de ida, o Lyon venceu (1 x 0) e tem a vantagem do empate nesta sexta (7), em Turim, mas a vaga poderá ser decidida em pênaltis, se a Juventus ganhar por um gol, qualquer que seja o placar. A principal preocupação do técnico francês Rudi Garcia, ex-meia de 56 anos, é com a falta de ritmo. Desde o final do campeonato francês, em março, o Lyon só voltou a jogar na última sexta (31), quando perdeu a final da Liga Francesa para o PSG. 

24 ANOS – Se não conseguir a classificação, a Juventus completará 24 anos sem ser campeã da Liga dos Campeões, que só ganhou em 1985 e 1996. O time que acaba de ganhar o Campeonato Italiano pela nona temporada consecutiva, é o que mais perdeu finais (5) da Champions. O Lyon ainda tenta o primeiro título, depois de ter feito sua melhor campanha em 2010, quando foi eliminado nas semifinais.

CAMISA 39 – Quem se mostra feliz na França é o meia Bruno Guimarães, carioca de 22 anos, comprado do Athletico em janeiro de 2020, após ganhar o Paranaense e a Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019. O jogo desta sexta (7) será apenas o quinto pelo Lyon, primeiro fora da França. O clube conseguiu permissão da Liga Francesa para ele usar o número que gosta (39) na camisa, de vez que as inscrições só podem ser de 1 a 30. 

INSATISFEITO – Os jornais esportivos italianos registraram ontem (6) a insatisfação de Cristiano Ronaldo com o esquema do técnico Maurizio Sarri, napolitano de 61 anos. O atacante, segundo TuttoSport, disse estar se sentindo isolado, buscando a justificativa para a queda de rendimento nos últimos quatro jogos em que não fez gol e acabou deixando de ganhar a artilharia do campeonato e a Chuteira de Ouro, que Ciro Immobile, da Lazio, conquistou pela primeira vez.

ARBITRAGEM – Juventus x Lyon, no Allianz Stadium, em Turim, será apitado por Felix Zwayer, alemão de 39 anos, nascido em 19 de maio de 1981, na capital Berlim. Árbitro FIFA desde 2012, sua principal atividade é a gerência de uma imobiliária, perto do Estádio Olímpico de Berlim, no bairro de Charlottenburg-Wilmersdorf, onde também reside.

Foto: Estadao-Esportes