Escolha uma Página

Na abertura do returno do Campeonato Brasileiro da Série B o Cruzeiro teve o apoio da torcida, de volta ao Mineirão depois de 528 dias, na vitória por 1 x 0 sobre o Confiança, na noite de ontem (20), e subiu para o décimo quarto lugar, com 24 pontos, já pressionando o Vasco, décimo primeiro com 28, e o Botafogo, oitavo com 29 pontos. O gol foi de pênalti, convertido pelo boliviano Marcelo Moreno, maior artilheiro estrangeiro do clube, com 54 gols em 139 jogos.

BOA SUBIDA – Desde que Vanderlei Luxemburgo assumiu, foi a terceira vitória em cinco jogos, com dois empates, na boa subida do Cruzeiro, a nove pontos do G4, para voltar à Série A em 2022. O Cruzeiro não ganhava dois jogos consecutivos desde 11 de abril, quando venceu o Atlético no Campeonato Mineiro por 1 x 0, placar que repetiu três dias depois sobre o América de Natal pela Copa do Brasil. O time passou a jogar com mais confiança e muito mais motivado pelo técnico.

INTERAÇÃO – Na entrada do time, a torcida gritou em coro os nomes dos 11, com o goleiro Fabio, recordista de jogos do clube, e o artilheiro Marcelo Moreno sendo os mais aplaudidos. No final, os jogadores retribuiram os aplausos e foram comemorar o mais perto possível da torcida. Os dois próximos jogos serão como visitante, domingo (29), em Maceió, com o CRB, no estádio Rei Pelé, e no primeiro sábado (4) de setembro, em Goiânia, com o Goiás, no estádio da Serrinha.

VIVA ITÁLIA! – No ano de seu centenário, o Cruzeiro estreou o terceiro uniforme, homenageando sua origem, de vez que foi fundado em 1921 com o nome de Palestra Itália. O time jogou de meia vermelha, calção branco e camisa verde, as cores da bandeira italiana, também colocadas nas bandeirinhas de escanteio. O clube também coloriu o céu do Mineirão com a fumaça nas três cores, enquanto os torcedores aplaudiam com muito entusiasmo.

FABIO, Norberto (Claudinho e depois Marco Antonio), Ramon, Eduardo Brock e Mateus Pereira (Felipe Augusto); Adriano (Flavio), Rômulo e Giovanni, um dos destaques da noite; Dudu (Wellington Nem), Marcelo Moreno e Bruno José, que sofreu pênalti no primeiro tempo, ignorado, pelo árbitro catarinense Abatti Abel e pelo VAR, que reapareceu no returno, monitorado por Heber Roberto Lopes. Nenhum jogador do Cruzeiro foi advertido com cartão amarelo.

NÃO DIVULGADO – Os observadores calcularam em 13 mil torcedores, mas o público, pagante ou presente, não foi divulgado pelo estádio. O Cruzeiro detém o recorde do Mineirão, com 132.834 pagantes, em 22 de junho de 1997, quando venceu o Atlético por 1 x 0 na decisão do Campeonato Mineiro. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva autorizou a volta dos torcedores e a CBF disse que se limitou a cumprir a decisão.

VIRADA DO LÍDER – No outro jogo de abertura do returno, o visitante Coritiba manteve a liderança com 36 pontos, ao vencer o Avaí por 2 x 1, de virada, na noite de ontem (20), no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Getúlio fez o gol do Avaí, terceiro com 33 pontos, e Igor Paixão empatou de cabeça. No segundo tempo, Leo Gamalho marcou o gol da vitória, ficando só a um gol do carioca Edu, do Brusque, artilheiro da Série B, com 11 gols.

OS LÍDERES – Wilson, Natanael, Henrique, Luciano Castan e Guilherme Biro; Willian Farias, Val (Mateus Sales) e Robinho (Rafinha); Waguininho, Leo Gamalho (Igor) e Igor Paixão – o Coritiba do técnico paraguaio Gustavo Morínigo, líder com 39 pontos – 11 vitórias, 6 empates, 3 derrotas, saldo de 10 gols (25 a 15) -, que fará o próximo jogo com o Botafogo, sábado (28), no estádio Couto Pereira, em Curitiba. No turno, o Botafogo venceu por 2 x 0 no estádio Nilton Santos.

123 ANOS – No dia em que completa 123 anos de fundação – 21 de agosto de 1898 -, o Vasco estreia no returno com o Operário, no estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, a 103 km da capital Curitiba. Décimo primeiro colocado com 28 pontos, o Vasco terminou o turno perdendo de virada por 2 x 1 para outro paranaense, o Londrina, no estádio de São Januário. O Operário venceu o Vasco por 2 x 0 na abertura do campeonato, dia 28 de maio, em São Januário.

BOTAFOGO – Oitavo com 29 pontos e 8 vitórias em 19 jogos, o Botafogo estreia no returno amanhã (22), às 11 horas, no estádio Nilton Santos, com o Vila Nova, décimo quinto com 19 pontos e 4 vitórias. No jogo do turno, em Goiânia, 1 x 1. Expulso por ofensas ao quarto árbitro em seu jogo de estreia, em 24 de julho, em Aracaju, na primeira vitória do Botafogo como visitante, o técnico Enderson Moreira foi suspenso por dois jogos e não estará na área técnica.

Foto: Gazeta Esportiva