Único brasileiro com 100% de aproveitamento e sem sofrer gol, o Cruzeiro – campeão mineiro de 2019 -, com 12 pontos, é favorito para confirmar a classificação como primeiro do Grupo B nas oitavas de final da Libertadores, no jogo da noite de hoje (23) com o Deportivo Lara, no estádio Metropolitano, em Barquisimeto, capital do estado de Lara, no oeste da Venezuela.O Deportivo Lara, clube mais novo da Libertadores, com apenas nove anos de fundação (2/7/2009), é vice-lider com cinco pontos e disputa a segunda vaga com o Emelec, do Equador, com três. O argentino Huracan, com um ponto, está eliminado. Lara x Cruzeiro será apitado pelo boliviano Gery Vargas. Lara, quinta maior cidade do país, é a capital musical da Venezuela.
GRÊMIO REAGE – O Grêmio precisa reagir para conseguir a classificação no Grupo H, liderado pelo Libertad, do Paraguai, com 100% de aproveitamento – ganhou os quatro jogos -, com quem jogará na noite de hoje (23), no estádio Nicolás Leoz, em Assunção. O campeão gaúcho é terceiro com 4 pontos – 1 vitória, 1 empate, 2 derrotas, 4 gols pró e 4 gols contra – e precisa ganhar para ultrapassar a Universidad Católica, do Chile, vice-lider com 6 pontos – 2 vitórias, 2 derrotas – e saldo de dois gols (8 x 6). O argentino Rosário Central é último com 1 empate, 3 derrotas e saldo negativo de cinco gols (3 x 8).
Motivado pela conquista do Campeonato Gaúcho no último sábado (20), o técnico Renato Portalupi assegura que o time vai reagir e confirmar a classificação nos dois jogos que faltam: “Mesmo em segundo lugar, o que importa é passar de fase e entrar no mata-mata das oitavas de final” – resume o treinador gremista. Libertad x Grêmio será apitado por Alexis Herrera, da Venezuela.
ATLÉTICO ELIMINADO – Por mais que mantenha esperança de classificação, o Atlético Mineiro está eliminado da Libertadores 2019. Com apenas 3 pontos da única vitória, em Belo Horizonte, sobre o lanterna Zamora, da Venezuela, que ainda não pontuou, o vice-campeão mineiro perdeu 3 jogos e tem saldo negativo de quatro gols (4 x 8). O jogo da noite de hoje (23) com o Nacional, do Uruguai, vice-lider do Grupo E, com 9 pontos, será no Mineirão, com arbitragem do argentino Fernando Rapallíni. Com 100% de aproveitamento – ganhou os quatro jogos -, o Cerro Porteño, do Paraguai, lidera o Grupo E e já está na próxima fase.
AMANHÃ – quarta-feira, 24 -, o Flamengo só precisa do empate, em Quito, com a LDU, do Equador, para confirmar a classificação e decidir o primeiro lugar do Grupo D com o Nacional, do Uruguai. O campeão carioca está igual em tudo ao Nacional – 9 pontos, 3 vitórias e 1 derrota -, mas lidera no saldo de gols (3 a 2). O Flamengo fez 10 e sofreu 7, e o Nacional marcou 6 e sofreu 4. Na última rodada, Nacional x Flamengo será em Montevidéu. No Maracanã, o Nacional venceu (1 x 0).
FURACÃO PELO EMPATE – No primeiro jogo da noite de amanhã (24), no estádio Felix Capriles,em Cochabamba, oeste da Bolívia, o Atlético – campeão paranaense – se classifica com o empate com o Jorge Wilstermann, da Bolívia, último com 2 pontos, sem vitória e com saldo negativo de 8 gols. O Atlético lidera o Grupo G com 9 pontos e o Boca Juniors é o vice-lider com 7, e o colombiano Tolima é terceiro com 4.
JOGO DE INVICTOS – Outro brasileiro em campo amanhã (24) é o Internacional, em jogo de invictos do Grupo A, com o Alianza, no estádio Alejandro Villanueva, em Lima. O vice-campeão gaúcho lidera com 10 pontos – 3 vitórias, 1 empate, 8 gols a favor e 4 contra – e o vice-lider é o River Plate com 6 pontos – 1 vitória, 3 empates, 6 gols pró e 3 gols contra -, aparecendo em terceiro o chileno Palestino com 4 pontos, ainda tentando a segunda vaga. O Alianza, último, sem ponto e com três derrotas, só fez 1 gol e sofreu 9.
O PALMEIRAS fará o único jogo de quinta (25), em Arequipa, no sul do Peru, com o FC Melgar. O Grupo F é liderado pelo San Lorenzo, da Argentina, com 10 pontos – 3 vitórias, 1 empate, 4 gols marcados e nenhum sofrido – e o Palmeiras é vice-lider com 9 pontos – 3 vitórias, 1 derrota, 8 gols a favor e 1 gol contra –, enquanto o FC Melgar é terceiro com 4 pontos – 1 vitória,1 empate, 2 derrotas -, 1 gol marcado e 5 gols sofridos. Eliminado, o Junior Barranquilla, da Colômbia, perdeu os quatro jogos, não fez gol e sofreu sete.