O Atlético Mineiro assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro de 2021, depois de quinze rodadas, ao vencer de virada o Juventude por 2 x 1, na tarde deste domingo (8), no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. Foi a nona vitória consecutiva e quinta como visitante do time, que passa a ter em Hulk, autor do gol de empate, um dos cinco artilheiros com sete gols. O novo líder Atlético, com 34 pontos, ultrapassou o Palmeiras (32). 

PODER DE REAÇÃO – Apesar de não ter jogado mal no primeiro tempo, e de sofrer o gol do atacante paulista Paulinho Boia, emprestado pelo São Paulo, no último lance, o Atlético demonstrou grande poder de reação na volta do intervalo e dominou o Juventude, que só se defendeu para tentar garantir o 1 x 0. Mas a pressão foi forte e Hulk empatou aos 31, após tabelar com Sasha. O zagueiro Nathan Silva fez o gol da virada, aos 46, após escanteio.

NOVOS LÍDERES – Everson, Guga, Igor Rabelo, Nathan Silva e Dodô (Calebe); Allan (Jair), Tchê Tchê (Natan) e Borrero; Nacho Fernandez, Hyoran (Savarino) e Hulk – o Atlético Mineiro, do técnico Cuca, da segunda virada como visitante depois de 2 x 1 no Corinthians. A última derrota que o time sofreu, antes das nove vitórias consecutivas, foi para o Santos (2 x 0), na sétima rodada, dia 27 de junho, na Vila Belmiro.

HULK E MAIS 4 – Em temporada excepcional na volta ao futebol brasileiro, depois de quinze anos jogando na Europa e na Ásia, Hulk completou neste domingo (8), ao marcar o gol de empate, 17 gols em 2021, mostrando-se feliz com o encaixe perfeito no Atlético. Com sete gols, ele divide a artilharia do Campeonato Brasileiro com Mateus Peixoto, do Juventude; Gilberto, do Bahia, Robson, do Fortaleza, e Bruno Henrique, do Flamengo. 

OBJETIVOS – Depois de aumentar a maior coleção de títulos de campeão mineiro, o Atlético tem dois objetivos no restante de 2021: voltar a ganhar a Libertadores, que só conseguiu em 2013, e ser campeão brasileiro pela segunda vez, depois de só ter sido campeão em 1971, quando o técnico era Telê Santana. Em sua volta ao Atlético, sete anos depois, Cuca pretende o segundo título de campeão brasileiro como técnico, que só ganhou em 2016 no Palmeiras.

LIBERTADORES – Com a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, o Atlético assegurou o direito de fazer o segundo jogo em casa. O time visita o River Plate na próxima quarta (11), no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e na semana seguinte decide a vaga nas semifinais no Mineirão.

Foto: Diário de Goiás