Marcelo Lomba, do Internacional, e Paulo Victor, do Grêmio, ex-goleiros do Flamengo, foram os destaques do 0 x 0 do primeiro Grenal da decisão do título gaúcho de 2019, na tarde deste domingo (14), na Arena Beira Rio, em Porto Alegre. R$2.332.686,00. 40.567 pagantes, em jogo bem apitado por Leandro Vuaden, o primeiro a recorrer ao árbitro de video no clássico para confirmar o cartão amarelo para o atacante André, do Grêmio, que acertou a cara do zagueiro Rodrigo Moledo.
Esperava-se mais do rendimento ofensivo, especialmente do peruano Paolo Guerrero, que vinha de três gols nos últimos dois jogos, que ele até acabou substituído, aos 42 do segundo tempo, quando o técnico Odair Hellmann colocou Rafael Sóbis. O Grêmio também não contou com bom desempenho do atacante Diego Tardelli, até agora só com um gol em oito jogos. Houve seis advertências com cartões amarelos, quatro para jogadores do Internacional.
Em seu jogo 101 com a camisa do Inter, o zagueiro argentino Victor Cuesta teve princípio de desentendimento perto da linha lateral, após um lance em que cometeu falta dura em Everton e o técnico Renato Gaúcho reclamou. Logo houve a intervenção de jogadores das duas equipes e o problema foi contornado. O título gaúcho terá que ser decidido nos pênaltis se houver outro empate, com qualquer placar, no jogo da próxima quarta (17).