O FLAMENGO SOFREU DERROTA DOLORIDA na tarde deste domingo (10) para o Corinthians, único mandante sem derrota em 16 rodadas da Série A do Campeonato Brasileiro, em lance infeliz do lateral Rodinei, que fez gol contra aos 6 minutos do 2º tempo, ao desviar cruzamento do meia Gustavo Silva na pequena área. A bola entrou rente à trave direita, apesar da tentativa de defesa do goleiro Santos.

O FLAMENGO É O TIME DA SÉRIE A com mais gols contra na temporada de 2022. O do lateral Rodinei, na derrota para o Corinthians, foi o quinto. Na derrota para o Botafogo por 1 x 0, o gol contra foi do zagueiro Leo Pereira. O lateral Maurício Isla, que voltou ao Chile, fez gol contra no jogo de ida com a Universidad Católica, e o zagueiro Pablo, no jogo de volta. O outro gol contra foi de Arão, que acaba de sair do clube.

COM A 5ª VITÓRIA SEM SOFRER GOL, em oito jogos na Arena Corinthians, o time do técnico português Vítor Pereira, expulso por reclamação aos 39 do 1º tempo, manteve a vice-liderança, só com menos 1 ponto que o Palmeiras (30 a 29), que ficou no 0 x 0 com o lanterna Fortaleza, na Arena Castelão. O último gol sofrido em casa pelo Corinthians foi no 1 x 1 da 8ª rodada com o América Mineiro, dia 29 de maio.

O JOGO NÃO TEVE BRILHO TÉCNICO nem tantas chances de gol, mas foi disputado em ritmo intenso, com o Flamengo obrigando o goleiro Cássio, que completou 600 jogos no Corinthians, desde março de 2012, à defesa mais difícil, em chute de Vitinho, de fora da área, com a bola ainda tocando na trave esquerda. O Corinthians voltou a vencer o Flamengo depois de nove jogos.

CORINTHIANS E FLAMENGO voltarão a se enfrentar na primeira semana de agosto, decidindo a vaga nas quartas de final da Copa Libertadores, dia 2 na Arena Corinthians e dia 9 no Maracanã. O vencedor fará as semifinais com Velez Sarsfield, de Buenos Aires, ou Talleres, de Córdoba, nos dias 30 de agosto e 8 de setembro. Se for o Flamengo, o segundo jogo será no Maracanã pela melhor campanha na fase de grupos.

A DERROTA PARA O CORINTHIANS foi a quarta em oito jogos como visitante, todas sem marcar gol: 0 x 1 Athletico Paranaense, Bragantino e Corinthians, e 0 x 2 Atlético Mineiro. O Flamengo empatou em 1 x 1 na estreia com o Atlético Goianiense e 2 x 2 com o Ceará, ainda dirigido por Dorival Junior, seu técnico atual. Fora do Rio, a única vitória foi sobre o Santos por 2 x 1; a outra, como “visitante”, foi no Fla-Flu (2 x 1).

CORINTHIANS 1 x 0 FLAMENGO registrou R$3.670.673,50, com 43.708 pagantes. O árbitro catarinense Ramon Abatti Abel teve atuação correta. Expulsou o técnico português Vitor Pereira, que reclamou, sem razão, da não marcação de pênalti de Ayrton Lucas em Adson, e aplicou bem os cartões amarelos em Rafael Ramos e Geovane, e em Fabrício Bruno, João Ramos e, após o jogo, em Gabriel, suspenso.

SEM ARRASCAETA, com lombalgia, e Mateuzinho, com amigdalite, o Flamengo teve Santos, Rodinei, Rodrigo Caio (Gustavo Henrique, Fabricio Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Marinho), João Gomes, Victor Hugo (Lázaro) e Mateus França (Pedro); Vitinho (Everton Ribeiro) e Gabriel. Vendido ao Fenerbahçe, da Turquia, o meia Willian Arão viaja 3ª (12) para se incorporar ao elenco do técnico Jorge Jesus.

RODRIGO CAIO, substituído ainda no 1º tempo, será reavaliado para o jogo decisivo de 4ª (13), com o Atlético Mineiro, no Maracanã, pela vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. A vantagem do empate é do Atlético, que venceu por 2 x 1 no Mineirão. O Flamengo precisa ganhar por dois gols ou por um para decidir nos pênaltis. Após o Flamengo dizer que “será um inferno”, o Atlético pediu reforço de segurança.

Foto: Marcelo Cortes / CRF