Luka-Milivojevic / goal.com
A virada do Crystal Palace, décimo quinto, sobre o vice-lider Manchester City (3 x 2), que era favorito absoluto e jogava em casa, foi a grande surpresa do sábado (22), na décima oitava rodada da Premier League. O Liverpool, líder e único invicto, que na véspera venceu (2 x 0) o Wolverhampton, agora está quatro pontos à frente do City (48 a 44), o que deixou o técnico espanhol Pep Guardiola muito irritado. O bem modesto Crystal Palace não vencia em Manchester há 28 anos!
MUITA CHUVA – O Crystal Palace, dirigido pelo ex-zagueiro escocês Roy Hodgson, 71 anos, não tem brasileiro no time, que sofreu o gol de cabeça de Gundogan aos 27, mas empatou ainda no primeiro tempo com o gol do lateral-esquerdo naturalizado alemão Jeffrey Schlupp, 25 anos, nascido em Gana. A chuva aumentou no segundo tempo e o Crystal Palace abriu 3 x 1 com os gols do meia sérvio Luka Milojevic, de pênalti, e do meia inglês Andros Townsend, de vôleio, o mais bonito do jogo. Perto do final,o volante belga De Bruyne fez o segundo gol do City.
APAGADOS – Gabriel Jesus, Sterling e Sané foram as figuras mais apagadas do City. O time sentiu muito também a ausência do apoiador Fernandinho, titular da seleção brasileira, e Guardiola só escalou o argentino Aguero na volta do intervalo. O goleiro Ederson, reserva da seleção brasileira, não teve culpa nos três gols, que o time sofreu pela segunda vez no atual campeonato. Em duas semanas, o Manchester City voltará ao Etihad Stadium para o jogo com o líder Liverpool.
GOLEADA NA ESTREIA – No primeiro jogo após a saída do técnico português José Mourinho, o Manchester United goleou (5 x 1) o Cardiff, na estreia do técnico norueguês Gunnar Solskjaer, 45 anos, seu ex-atacante – 266 jogos, 126 gols, de 96 a 2007 -, após fazer 3 x 1 no primeiro tempo, gols de Rashford, Herrera e Martial, e Camarasa, de pênalti, para o Cardiff. Na volta do intervalo, Jesse Lingard completou a nona vitória, que manteve o time em sexto com 32 pontos. Desde 2013 o Manchester United não fazia cinco gols em um só jogo.
PRIMEIRA EM CASA – O zagueiro paulista David Luiz poderia ter evitado a primeira derrota do Chelsea, em casa, mas perdeu o gol de empate, aos 16 do segundo tempo, de forma absolutamente incrível, sobre a linha do gol, ao cabecear para fora o escanteio que o também paulista Willian bateu da direita. Foi o chamado gol feito perdido de forma inacreditável no atual campeonato. Jamie Vardy, do Leicester City FC, fez o gol único do jogo aos seis do segundo tempo, no estádio Stamford Bridge, em Londres.
NO ÚNICO JOGO deste domingo (23), no Goodison Park, em Liverpool, o Tottenham de Londres pode manter o terceiro lugar, se vencer o Everton, décimo primeiro, que subirá três posições se ganhar. O Tottenham tem 39 pontos e não alcançará o vice-lider Manchester United, com 44. O Everton, do capixaba Richarlison, ex-Fluminense, com 24 pontos, pode sair do décimo primeiro para o oitavo.