O REAL MADRID sofreu uma derrota histórica, neste primeiro sábado (7) de janeiro, a dois meses de completar 121 anos, fundado em 6 de março de 1902 como Madrid Football Club. Só a partir de 1920, ganharia o nome de Real, concedido pela Casa Real de Sua Majestade, quando então passou a ser Real Madrid Club de Futbol.
PELA PRIMEIRA VEZ, após o primeiro jogo de sua história, domingo, 9 de março de 1902, em um campo ao lado da Praça de Touros, com as equipes formadas por seus próprios jogadores, o Real Madrid iniciou um jogo, neste sábado, 7 de janeiro de 2023, sem nenhum jogador espanhol na equipe que perdeu para o Villarreal.
O JOGO DESTE 7 de janeiro de 2023 com o Villarreal, pela 16ª rodada de La Liga, como é chamado o Campeonato Espanhol, foi o de número 4.436 da história do Real Madrid, que perdeu por 2 x 1, diante de 21.088 pagantes, no Estádio de La Cerâmica, na cidade de Villarreal, província de Castellón, a 460 km de Madrid.
O REAL MADRID iniciou com um belga (Courtois); um uruguaio (Valverde); um austríaco (Alaba); um croata (Modric); dois brasileiros (Militão e Vinicius Jr); dois alemães (Rudiger e Kroos) e três franceses (Benzema, Mendy e Tchouaméni). Na reserva, os espanhóis Asensio, Ceballos, Lucas Vazquez, Luis Lopez, Vallejo e Nacho, e o brasileiro Rodrygo.

OS TRÊS GOLS NO 2º TEMPO: o ponta espanhol Yeremi Pino, de 20 anos, fez 1 x 0 Villarreal, aos 2 minutos; o atacante francês Karim Benzema, de 35 anos, empatou aos 15, e também de pênalti, aos 18, o atacante espanhol Gerard Moreno, de 30 anos, marcou o da vitória do Villarreal, do técnico espanhol Quique Setién.
O REAL MADRID, que pela primeira vez, em quase 121 anos, iniciou sem nenhum espanhol: Courtois, Militão, Rudiger, Alaba e Mendy; Tchouaméni, Kroos e Modric; Valverde, Benzema e Vinicius Jr. No 2º tempo, saíram Mendy, Tchouaméni, Modric e Valverde, e entraram Rodrygo, Lucas Vazquez, Camavinga e Asensio. Técnico – Carlo Ancelotti.
VILLARREAL 2 x 1 REAL MADRID registrou 19 faltas (6 do Real Madrid) e 5 amarelos, o único do Real Madrid, por falta dura do meia francês Tchouaméni em Yeremi Pino. O árbitro espanhol Cesar Soto Grado, de 42 anos, natural da cidade de Toledo, na região central do país, também acertou na marcação dos dois pênaltis.
COM 38 PONTOS, o Real Madrid pode perder a liderança, se o Barcelona, com 38, vencer neste domingo ( 8 ) o Atlético de Madrid, 4º com 27 pontos, no Estádio Cívitas Metropolitano. 4ª feira (11), Real Madrid e Valencia jogarão pela Supercopa da Espanha, no Estádio Rei Fahd, em Riad, capital da Arábia Saudita.
BRASILEIROS CRITICADOS NA INGLATERRA

TITULAR DA SELEÇÃO nas duas últimas Copas, o goleiro Alisson, de 30 anos, do Liverpool, é alvo de duras críticas, na edição online dos jornais ingleses, “ao dar a bola de graça para o atacante português Gonçalo Guedes marcar o primeiro gol do Wolverthampton”, no 2 x 2 deste sábado (7), pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra.
O VOLANTE FABINHO, que entrou na derrota do Brasil para Camarões (1 x 0), na Copa de 2022, também recebeu duras críticas, antes de ser substituído no 2º tempo pelo ponta inglês Harvey Elliot, de 19 anos. O jornal The Sun (O Sol) resumiu a atuação apagada: “Fabinho conseguiu errar tudo o que tentou”.
OUTRO BRASILEIRO que decepcionou, no primeiro jogo como titular, foi o meia Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras. O Nottingham Forest, 15º da Premier League, foi eliminado com a goleada (4 x 1) que sofreu do Blackpool, 22º da 2ª divisão, na 3ª rodada da Copa da Inglaterra, terceira competição mais antiga do mundo (1871).
Foto: Managing Madrid e Oli SCARFF / AFP