foto: site oficial do EIBAR
O sábado da décima terceira rodada do Campeonato Espanhol começou com a derrota histórica (3 x 0) do Real Madrid, maior campeão nacional e único treze vezes vencedor da Liga dos Campeões da Europa, para o modesto Eibar, que já disputou 28 vezes a terceira divisão e em seus 70 anos de fundação detém o recorde de 18 anos consecutivos de permanência na Série B. Pela primeira vez, o Eibar fez mais de um gol, sem sofrer nenhum, em um jogo com o Real Madrid!
Depois de quatro vitórias consecutivas, o técnico argentino Santiago Solari, que dirigia o Real Castilla, time B do Real Madrid, sofreu a primeira derrota, após ser efetivado. Solari, 42 anos, ex-meio-campo, foi do Real Madrid de 2000 a 2005, marcando 22 gols em 208 jogos. Ele substituiu o espanhol Julen Lopetegui, 52 anos, segundo goleiro do Real Madrid, em 88-89, e técnico demitido da seleção da Espanha na véspera da estreia na Copa do Mundo de 2018.
VITÓRIA DA MULHER – A Sociedad Deportiva Eibar, fundada em 30/11/1940, está localizada em Ipurua, município da província de Guipúscoa, comunidade autônoma com pouco mais de 30 mil habitantes, no País Basco, a 325 km da capital Madrid. É presidida desde 23/5/2016 pela bem-sucedida empresária Amaia Gorostiza, 51 anos, diretora de uma das importantes instituições financeiras da Espanha. Ela mantém o time na Série A desde que assumiu.
DESTAQUE – O lateral-esquerdo Marc Cucurella, 20 anos, hoje improvisado no meio-campo pelo técnico José Mendilíbar, foi o destaque da vitória do Eibar sobre o Real Madrid. Ele participou dos três gols, todos pelo setor esquerdo, o primeiro de Escalante, aos 16 minutos, e na volta do intervalo, quando Sergi Enrich fez 2 x 0 aos 6 e Kike ampliou aos 12. Cucurella é do Barcelona e pela primeira vez atuou um jogo inteiro pelo Eibar, em cinco meses de empréstimo.
OS HERÓIS – A presidente Amaia Gorostiza vai mandar fazer um poster gigante do time que ganhou pela primeira vez do Real Madrid para colocar no salão de troféus do Eibar. Os heróis são Riesgo, Ruben Peña, Paulo Oliveira, Ramís e José Ángel; Escalante, Jordan e Cucurella; Orellana (Sergio Álvarez, 37 do segundo tempo), Sergi Enrich(Charles, 27 do segundo tempo) e Kike (Blasis, 42 do segundo tempo). Técnico – José Mendilíbar. A presidente, claro, estará na foto.
DOIS PONTOS – Em treze rodadas, foi a quinta vitória do Eibar no campeonato 2018-19, depois de três empates e cinco derrotas. Os 3 x 0 deram um alívio no saldo negativo de gols, reduzido a três (15 marcados, 18 sofridos). O Eibar subiu para o sétimo lugar e ficou só a dois pontos do Real Madrid (20), sexto, após a quinta derrota, 2 empates, 6 vitórias.
VINÍCIUS JÚNIOR – De volta da seleção brasileira sub-20, após amistosos em Minas e Goiás, Vinícius Júnior só entrou aos 27 minutos do segundo tempo, no lugar do espanhol Marco Asensio, e teve atuação apagada, como a dos demais jogadores do Real Madrid. O lateral Marcelo, recuperado de problema muscular na coxa, também voltou ao time, mas quase nada fez em jogo amplamente dominado pelo Eibar. Marcelo e o galês Gareth Bale assumiram o Sábado Negro do time de uniforme todo branco…
REAL MADRID – A escalação do time que perdeu pela primeira vez na história do Campeonato Espanhol para o Eibar e sem sequer fazer um gol: Courtois, Odriozola (Carvajal, intervalo), Varane, Sergio Ramos (cap) e Marcelo; Ceballos, Kroos, Modric (Isco, 18 do segundo tempo) e Asensio (Vinícius Júnior, 27 do segundo tempo); Benzema e Bale. Técnico – Santiago Solari. O presidente Florentino Perez, 71 anos, engenheiro civil e um das fortunas da Espanha, não tinha como esconder, ao lado da presidente Amaia Gorostiza, o constrangimento pela derrota e, sobretudo, pelo que o Real Madrid não jogou.