Escolha uma Página

Foto: Divulgação/CRVG

Se perder para o Atlético Paranaense, no jogo que abre a trigésima quarta rodada, às 19h30m desta quarta (14), em São Januário, o Vasco, décimo quinto com 38 pontos, despenca e entra hoje mesmo no rebaixamento, se o Vitória, décimo oitavo com 35, vencer o Sport, às 21h45m, na Ilha do Retiro, no Recife. O Vitória ficaria igual ao Vasco em pontos e o superaria em vitórias (10 a 9). 

COINCIDÊNCIA – O retrospecto do Vitória como visitante é ruim: perdeu 10 dos 16 jogos e não fez gol em 7, incluídos os 0 x 0 com Corinthians e Fluminense, e sofreu quatro goleadas: 4 x 0 para Atlético Paranaense e Grêmio, 4 x 1 para o Bahia e 5 x 2 para o Grêmio (returno). Por coincidência, o único jogo que o Vitória ganhou fora de Salvador foi sobre o Vasco (3 x 2), em São Januário, dia 12 de maio, na quinta rodada. O último dos quatro empates foi com o Paraná (1 x 1), que implicou na demissão do técnico Paulo Cesar Carpegiani.

VASCO, 50% – O retrospecto do Vasco como mandante é de 50%, com 8 vitórias em 16 jogos, os dois primeiros de virada sobre os mineiros (2 x 1 no Atlético e 4 x 1 no América). Em três das oito vitórias, não sofreu gol. Das quatro derrotas, só duas foram em São Januário: 3 x 2 para o Vitória e 2 x 1 para o Botafogo; as outras duas, 4 x 1,de virada, para o Corinthians, em Brasília, e 3 x 0 para o Santos, no Maracanã. E os quatro empates, todos 1 x 1, com Fluminense, Ceará, Flamengo e Internacional.

AGONIA ADIADA – Se o Sport (37 pontos) ganhar do Vitória, na noite desta quarta (14) e o Vasco perder horas antes para o Atlético Paranaense, o Sport passa o Vasco (38), que cairá para o décimo sexto e ficará na dependência do jogo da Chapecoense (37 pontos), amanhã (15), em Chapecó, com o Botafogo. Se vencer, a Chapecoense sai e coloca o Vasco como primeiro dos quatro últimos. Serão horas de angústia para o Vasco.

QUATRO POR UM – O Vasco não terá no jogo de hoje com o Atlético Paranaense um de seus jogadores mais importantes, Yago Pikachu, bom na lateral e no meio, suspenso. O técnico dispõe de quatro para substituí-lo: Kevin, Rildo, Raul e Giovani Augusto. O time pode ter troca de argentino no ataque, com Andrés Rios no lugar de Maxi Lopez, com corte no pé. O goleiro será Fernando Miguel (Martin Silva está na Inglaterra para o amistoso de sexta (16) com o Brasil) e o zagueiro Leandro Castan retorna, após suspensão.

PRESIDENTE – Vasco x Atlético Paranaense será apitado pelo linha-dura Leandro Vuaden, 43 anos, quase no ocaso da carreira, em que foi da Fifa e o melhor árbitro do campeonato duas vezes. Vuaden é gaúcho de Roca Sales, a 143 km da capital Porto Alegre e que mudou de nome em homenagem a dois presidentes da República. Em 1899, o presidente argentino Julio Roca visitou o Brasil. No ano seguinte, Campos Sales, quarto presidente do Brasil, foi à Argentina. Na volta, o nome da cidade foi trocado de Conventos Vermelhos para Roca Sales.